Notícias > Bastidores conflituosos: A arte de atuar além dos desentendimentos

Bastidores conflituosos: A arte de atuar além dos desentendimentos

Jennifer Grey e Patrick Swayze tiveram um desentendimento nos bastidores. Foto: Divulgação.
Matéria escrita por Rafael Cruz e Wilson Almeida

A produção de um filme é um caos organizado. Imagine um turbilhão de artistas, cada um com sua visão, talento e temperamento, colaborando para dar vida a uma história. No centro desse redemoinho, encontramos atores como Leonardo DiCaprio, cujo profissionalismo e dedicação são inquestionáveis. 

No entanto, nem todos são tão fáceis de trabalhar, especialmente quando o ego e a vaidade ultrapassam os limites da colaboração. Quando estes elementos se chocam, pode resultar em um encontro explosivo, cujas faíscas, muitas vezes, requerem a intervenção da produção para apaziguar os ânimos. Esses conflitos podem até mesmo comprometer o resultado final da obra.

No entanto, a magia do cinema reside, muitas vezes, na capacidade desses grandes atores de suplantar suas diferenças pessoais. Imagine o desafio: você não consegue suportar seu colega de trabalho e, em cena, precisa demonstrar amor e paixão por ele. Pode parecer absurdo, mas o público raramente percebe essas tensões no produto final. Em certos casos, esses atritos nos bastidores podem até servir de combustível emocional, levando os atores a entregarem performances ainda mais intensas e convincentes.

Neste texto, vamos mergulhar nesses bastidores conflituosos, revelando histórias surpreendentes que, de alguma forma, se traduziram em momentos icônicos na tela. E, talvez, ao olhar pelo lado positivo, percebamos que as tretas, quando bem gerenciadas, têm o potencial de elevar a arte a um nível completamente novo.

Coringa (2019)

Coringa (2019) teve treta nos bastidores.

O filme “Coringa“, lançado em 2019, foi um dos grandes sucessos daquele ano. Dirigido por Todd Phillips, o longa contou com dois grandes astros: Joaquin Phoenix e Robert De Niro. Apesar deles protagonizarem uma das cenas mais icônicas do filme, o clima entre os astros nos bastidores era tenso.

Em entrevista à Variety, o diretor do filme revelou que Phoenix e De Niro tiveram uma treta nos bastidores, isso porque eles discordaram sobre o processo de ensaio antes das filmagens. Enquanto De Niro sugeriu fazer uma leitura de roteiro com o elenco e equipe, Phoenix não gostou da proposta pois prefere a espontaneidade na atuação. Philipps detalha que a leitura foi feita e pelo que ele se lembra, Phoenix “resmungou seu caminho através do roteiro e depois foi para um canto fumar”.

Após isso, o intérprete de Arthur Fleck no longa recusou conversar com De Niro inicialmente. No entanto, tudo acabou bem e os dois astros viviam trocando ideias durante os intervalos das gravações. Que bom que teve uma “reconciliação”, né?

Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Mad Max: Estrada da Fúria (2015) teve treta nos bastidores.

“Mad Max: Estrada da Fúria” (2015) é considerado um dos melhores filmes da década passada. A produção contou com Tom Hardy e Charlize Theron como os protagonistas da trama e eles entregaram uma ótima atuação. Apesar disto, ambos tiveram uma briga nos bastidores.

Segundo relatos, tudo começou quando em um dia, as filmagens estavam para começar às 8h. Enquanto Theron chegou no horário combinado, Tom Hardy se atrasou 3h. Então, quando o ator chegou ao set, a intérprete de Furiosa começou a questionar, afirmando que a atitude era desrespeitosa com a equipe e elenco, que ficaram esperando. Então, ele a rebateu de uma forma que soou muito grossa.

Com o passar do tempo, a tensão entre os dois continuaram e anos depois, Tom Hardy disse que Theron precisava de um ator mais experiente que ele e que se fosse hoje, faria jus a ela.

O Exterminador do Futuro (1984)

James Cameron e Arnold Schwarzenegger tiveram treta nos bastidores.

“O Exterminador do Futuro” (1984) é um dos maiores sucessos da carreira de Arnold Schwarzenegger e também um dos filmes mais memoráveis do cinema. Porém, o que muitos não devem saber é que o astro teve uma treta com o diretor e roteirista do longa James Cameron.

Em sua série documental da Netflix, Arnold revelou que durante as gravações, ele e Cameron tiveram um desentendimento. Tudo por conta da frase clássica “I’II be back” (“Eu voltarei”), que o robô, interpretado por Schwarzenegger diz na franquia. Schwarzenegger conta que quis falar “I will be back”, sem a abreviação, que contava no roteiro original. Para o astro, a frase faria mais sentido, visto que ele era um robô e uma abreviação não combinaria com a máquina.

Ao questionar o diretor, o ator recebeu uma resposta curta e grossa: “Você é o roteirista? Não! Não me venha ensinar a escrever essa p*rra!”, teria dito Cameron ao ator. No fim de tudo, Schwarzenegger terminou dizendo a frase com a abreviação e a fala tornou-se uma das mais icônicas do cinema.

O Exterminador do Futuro: A Salvação (2009)

Christian Bale brigou nos bastidores de "O Exterminador do Futuro: A Salvação" (2009). Foto: Divulgação.

“O Exterminador do Futuro: A Salvação” (2009) teve um desempenho mediano comparados aos outros filmes de “Terminator”. O filme foi marcado por polêmicas que quase mancharam a carreira do ator Christian Bale na época.

Acontece que o ator conhecido por trabalhar em obras como “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008), brigou com um diretor de fotografia que sem querer invadiu o set de filmagens. “Se você fizer isso mais uma vez eu não piso neste set se você ainda estiver contratado!”, disse Bale. Mais tarde, o ator se irritou com o profissional mais uma vez: “Você quer que eu vá até aí e quebre as suas luzes? Você quer que eu vá e as estrague?… Então por que você está estragando as minhas cenas?”.

As falas de Bale acabaram vazando pela internet e o público não gostou nada disso. Anos depois, o astro falou que a situação serviu de lição para ele.

Diário de Uma Paixão (2004)

Diário de Uma Paixão (2004) teve uma super tensão nos bastidores

“Diário de uma Paixão” é considerado um dos filmes românticos mais icônicos da sua geração. Lançado em 2004 e dirigido por Nick Cassavetes, o filme é uma adaptação do romance homônimo de Nicholas Sparks e narra a história de amor eterno entre Noah e Allie. Os atores escolhidos para dar vida a esses personagens foram Ryan Gosling e Rachel McAdams. Apesar da química incrível entre eles na tela, curiosamente, nos bastidores as coisas eram bem diferentes.

As “tretas” entre Gosling e McAdams no set de filmagens tornaram-se famosas. Durante a produção, os dois frequentemente discutiam e entravam em confronto sobre várias questões relacionadas ao filme. Em algumas ocasiões, as discussões eram tão intensas que a produção tinha que ser interrompida.

Houve um momento, conforme relatado pelo próprio diretor Nick Cassavetes, em que Gosling quis que McAdams fosse substituída por outra atriz durante uma cena específica porque ele sentia que não estava conseguindo se conectar com ela. Cassavetes teve que intervir, levando ambos para uma sala separada onde pudessem resolver suas diferenças. Após uma longa conversa, eles voltaram ao set e continuaram a filmar.

O motivo das discussões e desentendimentos? Várias teorias circulam, mas muitos acreditam que as intensas emoções do roteiro e a pressão para entregar performances convincentes tenham contribuído para o ambiente carregado. Além disso, ambos os atores eram jovens e apaixonados pelo ofício, e tinham opiniões fortes sobre como as cenas deveriam ser interpretadas.

Curiosamente, após as filmagens, Gosling e McAdams começaram a namorar. O relacionamento durou por cerca de três anos, com muitos altos e baixos. Apesar do conflito, ambos os atores estão de bem e não guardam mágoa um do outro. Que bom, né?

Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

Patrick Swayze e Jennifer Grey se odiavam nos bastidores.

“Dirty Dancing – Ritmo Quente” (1987) é um dos maiores clássicos do cinema. A produção foi marcada pela forte atuação de Patrick Swayze e Jennifer Grey. Apesar dos atores entregarem uma excelente química, nos bastidores a coisa era diferente.

Inicialmente, Swayze implorou para que Jennifer Grey, uma atriz de sucesso naquela época, fosse seu par romântico na trama. Ele confiava que teriam uma ótima relação, mas nada saiu como esperado. Em seu livro de memórias, o astro disse que Jennifer era “imatura” e por causa dela, muitas cenas eram regravadas. Ele ainda revelou que a atriz não aceitava críticas. “Nós tivemos atritos…Ela me parecia muito emocional, derramando lágrimas sempre que alguém a criticava”, escreveu.

Em 2017, Jennifer confirmou a tensa relação e disse que não guarda mágoas do astro. Grey está confirmada em uma sequência do longa mas que não terá ninguém para fazer o papel de Swayze, pois nas palavras dela, “não há como substituir qualquer pessoa que se foi”.

E aí, quais desses bastidores tensos chocaram você? Conte para a gente nos comentários!

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!

Wilson Almeida

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O melhor canal de Nóticias

siga-nos

blog.hiperion@gmail.com

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO