Notícias > Broadway: Principais curiosidades sobre a indústria do espetáculo

Broadway: Principais curiosidades sobre a indústria do espetáculo

Broadway

Se você é amante do mundo das artes, com certeza já deve ter ouvido falar na Broadway, local que é palco de musicais, peças de teatro e espetáculos históricos.

A rua mais famosa de Nova Iorque, localizada no coração da Times Square, é conhecida pelo mundo afora por ser a casa da indústria do teatro norte-americano.

Como a própria tradução do nome para o português já diz, a “Avenida Larga” cruza toda a extensão de Manhattan e abriga dezenas de palcos profissionais.

Fonte: Wikipedia

Para que se tenha ideia da dimensão da coisa, as suas imediações servem de lar para quarenta e um teatros, cada um com ao menos quinhentos lugares disponíveis.

No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, dentre todas essas casas de show apenas quatro delas se localizam especificamente na rua Broadway:

– The Winter Garden;

-The Roundabout;

-The Marquis;

– The Broadway Theatre.

Em via de regra, o que constitui um “teatro Broadway” é justamente a sua capacidade mínima de quinhentos lugares, além da localização entre a 40th e a 54th streets.

Por conta da grande dimensão, o sucesso se espalhou para além das fronteiras dos Estados Unidos, embora tenha tido papel fundamental na formação da cultura local.

Não são poucos os exemplos de espetáculos da Broadway que tiveram origem nos palcos e ganharam uma nova cara no cinema, televisão e em tantos outros meios artísticos.

A Broadway e seu contexto histórico

De acordo com os livros de história, as primeiras apresentações na Broadway aconteceram entre os séculos XVIII e XIX.

Com bastante influência das operetas francesas e também das ópera cômicas, diversos espetáculos passaram a comandar os palcos do local.

Em meados do ano de 1866, “The Black Crook” contou com um considerável orçamento para a época, sendo estigmatizado como o primeiro musical da Broadway, se comparado aos moldes atuais.

Pôster de “The Black Crook” – Fonte: Wikipedia

O espetáculo que entrou em cartaz há mais de 156 anos, tinha cinco horas e meia de duração e foi apresentado em 474 ocasiões.

Entre as décadas de 1940 e 1950, a superação da crise econômica revigorou ainda mais a sustentação de uma das ruas mais famosas do planeta que só continuou a crescer.

A partir de então, a Broadway definitivamente se transformou em uma verdadeira indústria de espetáculos apreciada por turistas de todos os cantos do mundo.

A consolidação foi tamanha que o “Tony Awards” foi criado, se transformando em uma das premiações mais cobiçadas dentro do mundo da arte.

Para que uma obra teatral concorra aos prêmios distribuídos dentre as mais de quarenta categorias, ela precisa entrar em cartaz na Broadway.

O prêmio, que é uma espécie de “Oscar do Teatro”, é concedido após a votação de mais de 700 jornalistas e integrantes da indústria norte-americana.

Principais espetáculos ao longo dos anos

E quando o assunto é a produção que está a mais tempo em cartaz na Broadway, não tem para ninguém: “O Fantasma da Ópera” foi lançado em 1988 e segue encantando até hoje.

Há mais de 34 anos no ar, mais de vinte milhões de pessoas já se maravilharam através de milhares de exibições de um dos shows mais famosos do mundo.

“O Fantasma da Ópera” no palco da Broadway – Fonte: G1

Mas engana-se quem pensa que a peça mais lucrativa é justamente a que está há mais tempo em cartaz…

Na verdade, “O Rei Leão” foi o primeiro musical da Broadway a alcançar um bilhão de dólares em renda.

Atualmente, os valores são muito maiores com a receita oriunda de turnês realizadas fora dos Estados Unidos, se tornando a maior bilheteria da história do teatro.

O musical “Wicked” também é um dos espetáculos mais famosos de todos os tempos.

Há mais de quinze anos em cartaz, o show atrai milhares de espectadores por ano, encantando a todos com a clássica história do Mágico de Oz.

Por conta do sucesso absoluto, a “Revista Forbes” veiculou que o musical se tornou o terceiro da história a atingir 1 bilhão de dólares em bilheteria, desbancando peças mais consolidadas.

A Broadway como espaço cultural e de diversidade

Além de tudo o que cerca um universo mágico, a variedade de estilos presentes na Broadway, transforma uma simples ida ao teatro em uma experiência única.

Não à toa, quando pensamos em musicais, instantaneamente nos voltamos para um lugar repleto de história e cultura, sendo considerado o auge para qualquer artista.

Quem tiver a oportunidade de conhecer a Broadway, seja em cima ou embaixo dos palcos, certamente encontrará algo diferente de tudo o que já viu

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion News!

Wilson Almeida

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O melhor canal de Nóticias

siga-nos

blog.hiperion@gmail.com

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO