Notícias > 5 filmes sobre os povos indígenas que valem a pena assistir

5 filmes sobre os povos indígenas que valem a pena assistir

"Xingu" (2011) é uma das referências em filmes sobre povos indígenas. Foto: Beatriz Lefevre/Divulgação.

Em 19 de abril, comemora-se o Dia dos Povos Indígenas. Esse dia tem como objetivo celebrar a diversidade e a cultura entre os povos indígenas brasileiros, além de combater os preconceitos e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos deles.

As histórias e culturas dos povos indígenas são tão interessantes e curiosos, que muitos deles acabam invadindo o cinema brasileiro. Por isso, podemos observar que há muitos filmes com essa temática, justamente para valorizar esses povos e compreender melhor o papel deles na sociedade.

Então, separamos aqui cinco filmes brasileiros sobre os povos indígenas que valem a pena assistir. Vamos lá!

O Território (2022)

O Território” (2022) acompanha o povo indígena Uru-eu-wau-wau que viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde os contatos com os brancos brasileiros. Esse povo teve que lidar com grandes desafios como incursões ilegais de extração de garimpo, minério, entre outros.

Direção de Alex Pritz e coprodução dos povos Uru-eu-wau-wau, o filme levou o prêmio de Documentário Ativista da mostra Movies that Matter Festival 2022, em Haia, na Holanda, e mais dois prêmios no Sundance Film Festival, nos Estados Unidos. Além disso, chegou a fazer parte da pré-indicação do Oscar.

Onde assistir: Disney+.

Ex-Pajé (2018)

Ex-Pajé” (2018) acompanha um pajé poderoso que passa a questionar a sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam a sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por um pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

Direção de Luiz Bolognesi, “Ex-Pajé” foi aclamado pela crítica brasileira e internacional. Rendeu prêmios como na Mostra Panorama de Berlim, em 2018, e também venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Longa Metragem de Documentário.

Onde assistir: Netflix.

Piripkura (2017)

Piripkura” (2017) acompanha os últimos sobreviventes dos povos indígenas Piripkura que vivem em uma área protegida no estado do Mato Grosso. Então, cercado por fazendas, eles vivem com um machado velho e uma tocha acesa pela última vez em 1998. Para que o local continue sob proteção, a FUNAI realiza uma visita a cada dois anos para assegurar que os dois sobreviventes ainda estão vivos.

Dirigido por Marina Oliva, Bruno Jorge e Renata Terra, “Piripkura” venceu o prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio e um prêmio internacional de Amsterdã. Além disso, foi pré-indicado ao Oscar 2019 na categoria Melhor Documentário.

Onde assistir: Prime Video.

Xingu (2012)

“Xingu” (2012) é um dos grandes sucessos com a temática sobre os povos indígenas.

O longa acompanha os irmãos Leonardo Villas-Bôas (Caio Blat) e Cláudio Villas-Bôas (João Miguel), que resolvem sair da grande cidade para viver nas matas. Em meio a essa viagem, eles acabam entrando em contato com aldeias indígenas, ajudando a defender sua cultura e fundando o Parque Nacional do Xingu.

Dirigido por Cao Hamburger, “Xingu” ficou em terceiro lugar na 14ª edição do Prêmio do Público para os títulos da Mostra Panorama no Festival de Berlim e concorreu em Melhor Filme no festival Films from the South, realizado em Oslo, na Noruega.

Onde assistir: Netflix.

As Hiper Mulheres (2011)

As Hiper Mulheres” (2011) acompanha um senhor de idade que, com receio da morte de sua mulher já idosa, pede para que o sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar pela última vez. As mulheres da tribo começam os ensaios enquanto a única que de fato conhece todas as músicas, encontra-se gravemente doente.

Dirigido por Takumã Kuikuro, Leonardo Sette e Fausto Carlos, “As Hiper Mulheres” ganhou o prêmio de Melhor Longa-metragem documentário no Hollywood Brazilian Film Festival e também venceu o prêmio Prêmio Al Jazeera de Melhor Documentário no Vancouver Latin American Film Festival VLAFF.

Onde assistir: Prime Video.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Rafael Cruz

Apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O melhor canal de Nóticias

siga-nos

blog.hiperion@gmail.com

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO