Anualmente, no segundo domingo de maio, celebra-se o Dia das Mães. Essa data surgiu com o objetivo de homenagear e reconhecer o papel das mães na vida de seus filhos. Afinal, sem elas não somos nada; não é mesmo?
As mães estão em todos os cantos, inclusive no cinema. São diversos títulos de filmes que contam histórias de mães de todos os tipos. Tem a mãe guerreira, super protetora, batalhadora, ambiciosa, divertida e entre outras características. No geral, os filmes que abordam a maternidade conquistam qualquer um, pois justamente qualquer pessoa pode se identificar com a história que se passa na trama.
Então, separamos aqui cinco filmes para assistir no Dia das Mães. Agora, prepare a pipoca, chame a sua mãe e toda a família para fazer aquela maratona maravilhosa!
Madres Paralelas (2021)
Começamos a nossa lista de filmes do Dia das Mães com o longa “Madres Paralelas” (2021), dirigido por Pedro Almodóvar.
Nele, acompanhamos duas mulheres, Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit), que dão a luz no mesmo dia e no mesmo hospital. Janis, uma mulher de meia-idade, teve sua gravidez planejada e já se sente preparada para ser mãe. Já Ana, engravidou-se acidentalmente e está com medo do que deve vir pela frente. Enquanto aguardam o nascimento dos bebês, elas passeiam pelo hospital relatando suas experiências de vida. No entanto, o que era pra ser uma simples conversa acaba se tornando um relacionamento profundo de amizade que acaba mudando a vida delas para sempre.
Onde assistir: Netflix.
Que Horas Ela Volta? (2015)
Tem brasileiro nessa lista sim! Desta vez, é o filme “Que Horas Ela Volta?”, clássico do cinema nacional dirigido por Anna Muylaert.
O filme acompanha a pernambucana Val (Regina Casé) que acaba se mudando para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica (Camila Márdila). Então, ela passou a ser babá do pequeno Fabinho e morando na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o garoto (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jessica liga para a mãe pedindo ajuda para ir ao estado, já que fará a mesma prova. Os patrões de Val recebem a menina muito bem; no entanto, o seu comportamento autêntico acaba não agradando a eles.
Onde assistir: Globoplay.
Um Sonho Possível (2009)
Se você é daqueles que prefere um drama emocionante, “Um Sonho Possível” (2009) é a recomendação perfeita nessa lista.
No longa, vemos a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro, com uma mãe viciada e que não tem onde morar. Certo dia, ele acaba ganhando uma bolsa de estudos de uma escola por conta de seu maior talento: jogar futebol americano. No entanto, Oher acaba sendo vítima de preconceitos e o único que lhe dá atenção é um pequeno garotinho que também estuda no colégio. A relação entre eles acaba chamando a atenção de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), que acolhe Oher e muda sua vida para sempre.
Onde assistir: HBO Max.
Para Sempre Alice (2014)
“Para Sempre Alice” (2014), é um drama baseado em um romance homônimo de Lisa Genova. Uma produção emocionante para assistir neste Dia das Mães.
O longa acompanha a Dra. Alice Howland (Julianne Moore) que é uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer palavras e acaba se perdendo pelas ruas de Manhattan. No entanto, a doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido John (Alec Baldwin) se fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), acabam se reaproximando.
Onde assistir: HBO Max.
Minha Mãe é uma Peça (2013)
Encerrando a nossa lista de filmes para assistir neste Dia das Mães, não podia deixar ele de fora. Estou falando de “Minha Mãe é uma Peça” (2013), uma produção sobre mães que está eternizada no cinema brasileiro.
A trama acompanha Dona Hermínia (Paulo Gustavo), uma mulher de meia-idade e divorciada de seu marido que a trocou por uma mulher mais jovem. Por ser uma mãe super protetora, ela não larga o pé de seus filhos apesar deles já adultos. Um dia, após descobrir que seus filhos a consideram ser uma chata, ela foge para a casa de sua tia Zélia (Suely Franco), sem avisar a ninguém e deixando todos preocupados. Lá, ela relembra os momentos ao lado de seus filhos, o que faz pensar que eles a amam mais do que tudo.
Onde assistir: Netflix.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!