Em 6 de maio deste ano, o mundo vai estar de olho na coroação de Charles III. O acontecimento pode servir como inspiração para produções como a série “The Crown“, por exemplo. As histórias sobre a realeza britânica sempre chamaram a atenção do mundo todo, isso porque grande maioria revela coisas nunca vistas da monarquia publicamente.
A série “The Crown”, por exemplo, mostra a vida dos monarcas e as polêmicas em torno deles. Seu sucesso foi tão grande que venceu mais de 15 prêmios Emmy, sendo uma das séries mais premiadas do mundo. Além disso, há filmes como “Spencer” (2021), que não agradou nadinha a realeza, porém, o público recebeu a produção positivamente.
De fato, muitos amam os filmes sobre a monarquia. Desde Shakespeare na literatura, a realeza despertou interesse em todo o mundo e por isso muitos se interessam em fazer uma produção nesta temática. Afinal, produções como essas chamam a atenção da crítica e público, fazendo-os conquistarem indicações a prêmios como o Oscar, por exemplo.
Caso você goste de produções que abordam esses temas e não sabe qual assistir, te damos uma dica de cinco filmes sobre a realeza que vale a pena ver. Vamos lá!
Cinco filmes sobre a realeza:
Duas Rainhas (2018)
“Duas Rainhas” (2018) abre a nossa dica de filmes sobre a realeza. Apesar de uma aclamação generalizada por parte da crítica, o filme é interessante e traz atuações excelentes.
No longa, Mary Stuart (Saoirse Ronan), ainda criança, foi prometida ao filho mais velho do rei Henrique II, Francis, sendo levada para a França. Assim que Francis morre, Mary volta para a Escócia, em uma tentativa de derrubar a sua prima Elizabeth I (Margot Robbie), a rainha da Inglaterra.
O filme conta com 62% de aprovação no Rotten Tomatoes, com o consenso crítico destacando a atuação das protagonistas. Além disso, a produção foi indicada ao Oscar nas categorias Melhor Maquiagem e Penteado e também Melhor Figurino.
Onde assistir: Prime Video.
O Discurso do Rei (2010)
“O Discurso do Rei” (2010) é simplesmente um dos filmes com a temática de realeza mais bem produzidos neste século. Além disso, foi um dos filmes dramáticos de grande sucesso na última década.
O filme acompanha George (Colin Firth) que é gago desde os quatro anos de idade. Trata-se de um sério problema para um membro da realeza britânica, já que precisa constantemente fazer discursos. Sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter) contrata Lionel (Geoffrey Rush), um fonoaudiólogo que ajuda George a perder o medo de falar em público. Entretanto, a relação de médico e paciente transforma-se em uma linda amizade.
O filme possui 94% de aprovação no Rotten Tomatoes e além disso, conquistou o público, rendendo mais de US$ 460 milhões nas bilheterias. “O Discurso do Rei” foi indicado em 12 categorias do Oscar, vencendo quatro delas: Melhor Filme, Melhor Direção para Tom Hooper, Melhor Ator para Colin Firth e Melhor Roteiro Original.
Onde assistir: HBO Max.
Spencer (2021)
“Spencer” (2021) é um filme excelente e uma das produções sobre realeza que conquistou a crítica e o público nos últimos anos.
O filme se passa nos anos 1990 e acompanha Diana, que passa o Natal com a família no Reino Unido. Apesar das bebidas, brincadeiras e comidas, ela já sabe o script da realeza, mas decide que o final de ano será diferente. Após rumores de traição e de divórcio, a princesa vê que o seu casamento com o Príncipe Charles não está dando certo e nunca dará, já que ele ama somente Camila Parker Bowles. Mesmo com os dois filhos, ela decide deixá-lo e após isso, ela se vê atormentada pelo fantasma da ex-rainha Ana Bolena, também deixada de lado pelo marido.
O filme teve sua estreia em Cannes e foi bem recebido pela crítica. “Spencer” conta com 83% de aprovação no Rotten Tomatoes e além disso, recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz para Kristen Stewart.
Onde assistir: Prime Video.
Elizabeth (1998)
“Elizabeth” (1998) é um clássico entre os filmes com temática sobre a realeza.
O longa acompanha Elizabeth Tudor (Cate Blanchett) que se torna rainha de uma dividida e poderosa Inglaterra em 1558. No entanto, ela é vista como fraca por ameaças em todo lugar e é altamente aconselhada a se casar por um advogado William Cecil (Richard Attenborough), mas ela só vai se casar com seu país. Inteligente e cautelosa, ela deve escolher onde depositar sua confiança: com seu astuto secretário Walsingham (Geoffrey Rush) , um mestre da espionagem, ou em seu amante secreto Sir Robert Dudley (Joseph Fiennes).
A produção conquistou a crítica, rendendo sete indicações ao Oscar, vencendo apenas em Melhor Maquiagem. Além disso, rendeu um Globo de Ouro de Atriz em Filme Dramático para Cate Blanchett.
Onde assistir: Apple Tv.
Elizabeth – A Era de Ouro (2007)
“Elizabeth – A Era de Ouro” (2007) é uma continuação de “Elizabeth” (1998). Sem nenhuma surpresa, o filme foi aclamado pela crítica e se juntou às grandes produções sobre a realeza nas últimas décadas.
A trama acompanha Elizabeth I (Cate Blanchett), que há três décadas comanda a Inglaterra e enfrenta ameaças ao seu poder, impostas pelos governos estrangeiros e pelo seu próprio país. Simultaneamente, o Rei da Espanha, Felipe II, apoiado pelo Vaticano, planeja destronar a rainha e restaurar o catolicismo na nação britânica. Nisso, Elizabeth se prepara para entrar em guerra, ao mesmo tempo em que luta contra uma paixão inesperada.
“Elizabeth – A Era de Ouro” conquistou uma indicação ao Oscar para Blanchett e levou a estatueta de Melhor Figurino. Além disso, rendeu quatro indicações ao BAFTA, conhecido como o Oscar Britânico.
Onde assistir: Prime Video.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!