Em menos de 20 dias, iremos conhecer os indicados da maior premiação cinematográfica que, no caso, é o Oscar. O evento chega a sua 95ª edição que promete ser uma das melhores de todos os tempos. Afinal, é o que mostra as outras premiações da temporada.
Antes de mais nada, preciso falar que a categoria de Melhor Atriz será uma das mais difíceis da edição e eu digo o porquê: são tantas mulheres talentosas que entregaram na atuação e as aclamações positivas na crítica especializada são a prova disso. Portanto, será difícil para a bancada decidir quem será a dona da estatueta de Melhor Atriz do Oscar 2023.
Para aquecer, vamos conhecer oito atrizes que podem estar entre as cinco indicadas ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2023. Vale lembrar que os indicados serão revelados dia 24 de janeiro e a premiação ocorre em 12 de março. Agora vamos lá!
Cate Blanchett, por “Tár”
Começando por ela que, por agora, é a favorita para vencer a categoria. Cate Blanchett deu o nome em “Tár“, papel que lhe rendeu o Volpi Cup de Melhor Atriz no Venice Film Festival, o prêmio é entregue pelo júri à atriz que entregou uma atuação com excelência.
Além disso, Blanchett vem sendo indicada nas principais premiações da temporada, como Globo de Ouro, AACTA, Critics Choice Awards, além de premiações independentes.
No longa “Tár“, a atriz vive Lydia Tár, a renomada mestra da Orquestra Filarmônica de Berlim. No entanto, ela vive uma situação pessoal complicada que acaba se misturando com a vida profissional. Tendo conhecimento sobre o filme, posso dizer que Blanchett superou na atuação, entregando uma das melhores performances da carreira. Então, a nomeação pro Oscar é certa!
Michelle Williams, por “Os Fabelmans”
“Os Fabelmans” é um espetáculo de filme. Como eu já disse aos meus amigos cinéfilos, “é um cinema dentro de um cinema”, tudo isso pelo fato do longa ser excelente. Uma das partes que mais me empolgaram na produção foi a performance de Michelle Williams. Desta vez, ela se superou e merece muitos prêmios, o problema é a concorrência.
No longa, Williams interpreta a mãe de Sammy, um garoto que sonha em ser cineasta e passa a gravar momentos de sua família, para o deleite da personagem de Williams. No entanto, tudo se complica quando ele descobre um segredo de sua mãe, deixando ele numa situação sem saber qual lado tomar.
Então, Michelle Williams mostra a vulnerabilidade de sua personagem de um jeito sutil e encantador. É simplesmente maravilhoso. Vale lembrar que até então, ela não possui uma estatueta do Oscar, e conta com quatro indicações em seu currículo. Será que vem mais uma dia 24?
Michelle Yeoh, por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”
O Oscar ama colocar alguém com forte representatividade, e Michelle Yeoh pode ser um dos nomes fortes para isso. Afinal, ela vem concorrendo em premiações como Globo de Ouro, Critics Choice e inclusive levou o prêmio de Melhor Atriz na Hollywood Critics Association Midseason Awards, um dos principais premiações independentes.
No filme, Yeoh vive Evelyn, uma imigrante asiática que vê seus negócios indo por água abaixo e decide lidar com a Deirdre (Jamie Lee Curtis), uma auditora fiscal. No entanto, ela será convocada para consertar um caos em uma espécie de multiverso, que também interfere em sua vida real.
“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” é perfeito em todos os aspectos, e a atuação de Michelle Yeoh dá um toque a mais. Se caso for indicada ao Oscar, será a primeira vez e se ganhar, será a primeira vez que uma asiática vence o prêmio principal da atuação desde o início da cerimônia.
Viola Davis, por “A Mulher Rei”
Uma das atrizes mais bem sucedidas da atual Hollywood, Viola Davis encantou a crítica e o público pela atuação em “A Mulher Rei” e uma nomeação ao Oscar pode ser certa. A atriz já foi indicada quatro vezes, ganhando uma delas, em 2017. Então, Davis já é reconhecida pela bancada e seu papel no filme já rendeu indicações a prêmios como Critics Choice Awards e Globo de Ouro.
Em “A Mulher Rei”, Viola vive Nanisca, uma general que protege um exército feminino no reino de Dahomey e as prepara para uma batalha contra um ser que deseja acabar com a vida do povo deste reino. O filme foi bem recebido pela crítica e pelo público, que destacou a atuação de Viola Davis como o ponto perfeito do longa.
Sendo nomeada, a atriz terá sua quinta nomeação em toda a sua carreira. Vem aí?
Margot Robbie, por “Babilônia”
Outro nome que vem sendo muito cotado para o Oscar é ninguém menos que Margot Robbie. Afinal, ela já vem sendo indicada a diversas premiações, incluindo o Globo de Ouro pelo seu papel no filme “Babilônia”, de Damien Chazelle.
Apesar do filme está sendo massacrado tanto por parte da crítica, quanto do público (com 55% de avaliação da crítica e 50% do público no Rotten Tomatoes), Margot Robbie brilha com sua atuação e nem é surpresa, já que a própria entrega tudo em seus trabalhos. No longa, ela vive Nellie LaRoy, uma grande estrela de Hollywood que faz sucesso na transição do cinema mudo para o cinema falado.
Portanto, se Robbie for nomeada ao Oscar, será sua terceira indicação da carreira. Apesar do esforço, pode não ser dessa vez que uma das maiores estrelas de Hollywood não consiga a tão sonhada estatueta dourada.
Olivia Colman, por “Empire Of Light”
Após ganhar na categoria em 2019 pela sua atuação no filme “A Favorita“, Olivia Colman vem sedenta pela sua segunda estatueta da carreira. Dessa vez, é pelo filme “Empire of Light” do aclamado diretor e roteirista Sam Mendes.
No filme, ela vive Hilary, uma senhora que é gerente de um cinema cuja função é checar ingressos, limpar as salas e outras coisas. Porém, ela terá de lidar com um gerente mal humorado que tira qualquer um do sério. No estado de profunda solidão e depressão, Hilary acaba conhecendo o novo vendedor de ingressos chamado Stephen, um jovem negro com quem acaba desenvolvendo uma grande conexão.
“Empire Of Light” vem dividindo opiniões entre a crítica, que não achou o filme isso tudo, e o público, que recebeu muito bem a produção. Portanto, se Colman conseguir indicação ao Oscar este ano, será a terceira vez consecutiva que concorre.
Ana de Armas, por “Blonde”
Uma das produções mais polêmicas de 2022, “Blonde” dá os holofotes para Ana De Armas, que foi muito falada por conta deste projeto. A principio, o longa biográfico de André Dominick foi um fracasso tanto de crítica, quanto de público. No entanto, a atuação de Ana De Armas é um dos pontos ‘bons’ do longa.
O filme “Blonde” mostra a trajetória da estrela de Hollywood Marilyn Monroe, que é vivida por Ana De Armas. Portanto, diversas situações tão caóticas da vida da atriz também são mostradas no filme, e por isso, não agradou tanto a crítica e o público.
Por fim, Ana De Armas acabou sendo indicada à premiações como Globo de Ouro e, se ganhar nomeação ao Oscar, será a primeira na carreira.
Danielle Deadwyler, por “Till”
Antes de mais nada, tenho que falar que essa indicação é uma das que mais espero. Afinal, Danielle Deadwyler entregou uma atuação intensa como nunca vi e senti durante essa vida de cinéfilo. O filme “Till”, que foi premiado com o Stanley Kramer Award, que contempla as produções que conscientizam o público sobre as questões sociais.
No longa, Deadwyler vive Mamie Till, uma mulher que é mãe de Emmett Till (Jalyn Hall), uma criança negra de 14 anos que foi brutalmente assassinada na cidade de Money, Mississipi, território estadunidense. O filme ganhou aclamação da crítica e do público, tornando-se uma das maiores produções bem avaliadas da temporada.
Por seu trabalho no filme, Danielle Deadwyler ganhou indicações a prêmios como Globo de Ouro e Critics Choice Awards, e com o Oscar pode não ser diferente. Afinal, ela deu o nome nessa produção.
Por fim, precisamos da sua opinião. Afinal, quem é a sua favorita para vencer o Oscar de Melhor Atriz este ano? Conta pra gente!