Em menos de um mês, os cinéfilos estarão com a atenção voltada para o Festival de Cannes, um dos mais prestigiados eventos de cinema do mundo. A edição deste ano contará com produções de cineastas como George Miller, Yorgos Lanthimos, Francis Ford Coppola, entre outros.
Cannes também é palco de estreia de produções brasileiras. Este ano, quatro produções nacionais estrearão no evento, e um competirá pela cobiçada Palma de Ouro, principal prêmio do festival.
A seguir, você confere as quatros produções que farão parte do Festival de Cannes 2024:
Motel Destino, de Karim Aïnouz
O cineasta cearense Karim Aïnouz estará em Cannes mais um ano. Desta vez, com o suspense erótico “Motel Destino”. Trata-se do único filme latino-americano a entrar na competição principal.
O filme, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, é descrito como um thriller erótico que conta a história de uma mulher presa a um relacionamento abusivo com um ex-policial, dono de um motel. Sua vida muda drasticamente após a chegada de um jovem no local.
O filme reúne nomes como Fábio Assunção, Yuri Yamamoto, Nataly Rocha, Iago Xavier, Fabíola Líper, Jupyra Carvalho e Renan Capivara.
Esta é a sexta participação de Aïnouz em Cannes.
A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha
Outro título brasileiro em Cannes é “A Queda do Céu”, dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. Esta produção faz parte da lista de selecionados da Quinzena dos Cineastas, uma mostra paralela ao festival.
Baseado na obra homônima escrita pelo xamã Yanomami Davi Kopenawa e pelo antropólogo francês Bruce Albert, o documentário explora a festa Reahu, ritual funerário dos yanomami que reúne parentes do morto para apagar seus rastros e conduzi-los ao esquecimento.
Este documentário marca a estreia de Gabriela Carneiro no evento, enquanto Eryk já disputou a Palma de Ouro de melhor curta-metragem com “Quimera”, lançado em 2004. Em 2016, ela recebeu o Olho de Ouro de melhor documentário por seu trabalho em “Cinema Novo”.
Baby, de Marcelo Caetano
“Baby”, o segundo longa-metragem de Marcelo Caetano (Corpo Elétrico), será exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes, uma mostra paralela organizada pelo Sindicato Francês de Cinema.
A trama acompanha o jovem Wellington, que, após sair de uma detenção para jovens, se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Logo, ele conhece Ronaldo, um garoto de programa, com quem passa a viver uma relação cheia de conflitos.
O filme conta com o elenco composto por João Pedro Mariano, Ricardo Teodoro, Ana Flávia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer, Luiz Bertazzo, Mauricio de Barros, entre outros.
Amarela, de André Hayato Saito
O curta “Amarela”, de André Hayato Saito, foi recentemente anunciado pelo Festival de Cannes. Ele competirá pela Palma de Ouro na categoria de curtas-metragens.
Com 15 minutos de duração, “Amarela” conta a história de Erika Oguihara ( Melissa Uehara), uma adolescente nipo-brasileira que luta contra o sentimento de não-pertencimento, quer em casa ou fora. Enquanto o país se une para celebrar um possível título mundial da Copa do Mundo de 1988, a personagem sofre com uma violência despercebida pela maioria.
Além de Melissa, o elenco da produção inclui nomes como Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Yuki Sugimoto e Naoki Takeda
Por fim, o Festival de Cannes este ano acontece entre os dias 14 e 25 de maio.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!