Após classificarmos os melhores filmes de drama, romance e brasileiros mais bem avaliados do Rotten Tomatoes, chegou a vez dos filmes do gênero musical. As produções deste tipo, principalmente aquelas que tem histórias dramáticas, acabam conquistando a crítica e também o público. Então, não tem quem não goste de um filme do gênero.
A música faz parte do nosso dia a dia; quem aqui não escuta uma boa música enquanto vai ao trabalho, escola ou até mesmo enquanto faz aquela caminhada diária? Como disse o grande filósofo Friedrich Nietzsche: “Sem a música a vida seria um erro“. E se a música por si só já é incrível, imagina quando ele se junta com a outra arte como o cinema? É mais perfeito ainda!
Como sabemos, grande parte dos filmes do gênero musical é uma adaptação de um espetáculo teatral, como os da Broadway. O sucesso da peça é tanto, que os produtores começam a se planejar para uma futura adaptação nas telas grandes.
Então, se você é amante da música e procura por um bom filme do gênero, separamos para você 6 filmes musicais mais bem avaliados do Rotten Tomatoes. Ah, e todos encontram-se disponíveis no streaming, o que já facilita. Portanto, você só deve preparar aquela pipoca maravilhosa mais aquele lugarzinho aconchegante e assim aproveitar as horas para assistir esses títulos. Vamos nessa?
Confira 6 filmes musicais mais bem avaliados do Rotten Tomatoes:
Cantando na Chuva (1952)
” I’m singing in the rain 🎶”…Você, amante do cinema, com certeza já ouviu essa música. A canção fez parte do longa “Cantando na Chuva”, de 1952, que abre a nossa lista dos filmes musicais mais bem avaliados do Rotten Tomatoes.
Nele, acompanhamos Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) que são dois atores muito famosos na época do cinema mudo em Hollywood. Tempos depois, o cinema falado chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama. Certo dia, um produtor decide fazer um filme falado com o casal famoso de Hollywood. Entretanto, Jon e Lina precisam superar as dificuldades do novo método para conseguir manter a fama conquistada.
“Cantando na Chuva” foi um sucesso dos anos 50, agradando a crítica e também o público. Além disso, recebeu duas indicações ao Oscar, mas não levou uma estatueta para casa. Apesar de tudo, o longa cumpriu o seu objetivo e marcou a indústria cinematográfica para sempre. Tanto que ele ocupa o primeiro lugar na lista dos maiores filmes musicais de todos os tempos, feito pelo American Film Institute (AFI) em 2006.
Nota do Rotten: 100% baseada em 75 avaliações.
Onde assistir: HBO Max.
Agora Seremos Felizes (1944)
“Agora Seremos Felizes”, lançado em 1944, é um dos clássicos do cinema mundial. O filme musical conta com Judy Garland, uma das maiores estrelas do cinema naquela época.
A trama acompanha a família Smith, que tem quatro lindas garotas, incluindo Esther (Garland), de 17 anos, e a pequena Tootie (Margaret O’Brien). Então, Esther acaba se apaixonando pelo vizinho recém-chegado, John, que não lhe dá muita atenção à princípio. Porém, as coisas mudam quando o Sr. Smith (Leon Ames) deve se mudar com sua família para Nova Iorque, por conta de seu trabalho.
O filme foi um sucesso de crítica, rendendo quatro indicações ao Oscar, incluindo na categoria de Melhor Canção Original com a faixa “The Trolley Song”. Além disso, é um dos filmes mais bem avaliados do Rotten Tomatoes. em geral.
Nota do Rotten: 100% baseada em 80 avaliações.
Onde assistir: Prime Video.
O Mágico de Oz (1939)
Certamente, esse é um dos filmes musicais mais conhecidos até hoje. “O Mágico de Oz“, lançado em 1939, fez um sucesso tão grande que, ao longo dos anos, foi ganhando várias versões, incluindo “Oz: Mágico e Poderoso“, lançado em 2013.
Baseado no livro “The Wonderful Wizard of Oz”, de Frank Baum, o longa acompanha Dorothy (Judy Garland), uma garota que vive com os tios em uma fazenda situada em Kansas. Porém, um ciclone acaba levando-a junto com o seu cãozinho, para a terra lendária de Oz. Na estrada de tijolos amarelos, enquanto procura o seu lar, ela acaba fazendo amizade com o Espantalho (Ray Bolger), o Homem-de-Lata (Jack Haley) e o Leão Covarde (Bert Lahr). Nisso, ela acaba descobrindo que está em um mundo de sonhos que viram realidade, de florestas encantadas e recheadas de maravilhosas canções.
“O Mágico de Oz” foi um sucesso no mundo inteiro, chegando a ser considerado um dos melhores filmes musicais de todos os tempos. Além disso, venceu o Oscar na categoria Melhor Trilha Sonora Original.
Nota do Rotten: 98% baseada em 166 avaliações.
Onde assistir: HBO Max.
Nasce uma Estrela (1954)
“Nasce uma Estrela” (1954) é um dos filmes musicais mais conhecidos na história do cinema. O longa é uma refilmagem do filme original de 1937, que também ganhou versões nos anos 1976 e 2018. Este último foi estrondoso e contou com a cantora e atriz Lady Gaga no papel principal.
Em “Nasce uma Estrela” de 1954, Esther Blodgett (Judy Garland) é uma sonhadora artista que deseja ser uma grande estrela de Hollywood. Ela então conhece o astro de cinema Norman Maine (James Mason), por quem acaba se apaixonando. Tempos depois, eles se casam e a carreira de Esther começa a decolar, e a própria adota o nome artístico de Vicky Lester. No entanto, enquanto sua fama aumenta, seu marido está cada vez mais decadente e afundado no álcool, o que acaba afetando o sucesso de Esther.
O filme foi um sucesso dos anos 50, chegando a concorrer em seis categorias do Oscar. Além disso, rendeu Globo de Ouro para Judy Garland e James Mason.
Nota do Rotten: 98% baseada em 45 avaliações.
Onde assistir: HBO Max.
La La Land (2016)
Um dos grandes títulos dos últimos anos, “La La Land” (2016) não podia ficar de fora da nossa lista dos filmes musicais mais bem avaliados do Rotten Tomatoes.
O filme acompanha o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) que ao chegar em Los Angeles, conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois acabam se apaixonando perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer com que o relacionamento dê certo enquanto perseguem a fama e o sucesso.
“La La Land” foi um sucesso de crítica e público, rendendo mais de US$ 440 milhões na bilheteria global, tornando-se um dos filmes musicais mais bem sucedidos dos últimos anos. Além disso, venceu cinco Oscars, incluindo Melhor Direção para Damien Chazelle e Melhor Atriz para Emma Stone.
Nota do Rotten: 91% baseada em 470 avaliações.
Onde assistir: HBO Max.
Amor, Sublime Amor (2021)
“Amor, Sublime Amor” (2021) é um dos melhores filmes do gênero musical lançados recentemente. Baseado em um musical homônimo de 1957, o longa conta com a direção de Steven Spielberg.
O longa se passa em um bairro de Nova Iorque, onde o jovem Tony (Ansel Elgort) vê Maria (Rachel Zegler) em um baile tradicional e acabam se apaixonando. No entanto, o romance florescente ajuda a alimentar o fogo entre duas gangues rivais que disputam o controle das ruas: os Jets e os Sharks.
A versão recente de “Amor, Sublime Amor” foi um sucesso de crítica e rendeu sete indicações ao Oscar, vencendo apenas na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante para Ariana DeBose.
Nota do Rotten: 91% baseada em 386 avaliações.
Onde assistir: Disney+.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!