Neste domingo (9), comemora-se a Páscoa, uma festividade e feriado religioso que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, no terceiro dia após sua morte. Muitas pessoas aproveitam este dia para ir à igreja, para a casa de familiares e parentes, ou até mesmo ficam em casa.
Como todo feriado especial em casa, o que não pode faltar é um bom filme para completar este dia. Então, caso você esteja procurando qual filme assistir nesta Páscoa, trazemos aqui quatro dicas de filmes religiosos que foram um sucesso e reconhecidos em premiações. Vale a pena assistir cada um deles. Vamos lá!
Os Dez Mandamentos (1956)
Os Dez Mandamentos, ou The Ten Commandments, é um filme de drama religioso, lançado em 1956. Dirigido por Cecil B. DeMille, o longa é um dos grandes sucessos dos anos 1950.
O longa acompanha a vida de Moisés (Charlton Heston), desde seu nascimento, quando é colocado em um cesto nas águas do Rio Nilo, até quando a princesa egípcia Bithiah o encontra e resolve criá-lo como príncipe. Porém, quando ele descobre tudo sobre sua origem, ele dedica sua vida a libertar os escravos e conduzi-los à Terra Prometida.
“Os Dez Mandamentos” (1956) foi um sucesso, acumulando sete indicações ao Oscar, vencendo apenas na categoria Melhor Efeito Visual. Além disso, o longa conta com 84% de aprovação no Rotten Tomatoes com 45 avaliações da crítica especializada.
Onde assistir: TeleCine Play.
Ben-Hur (1959)
“Ben-Hur” é um drama épico religioso lançado em 1959. Foi um sucesso dos anos 1959 e marcou o cinema com o seu visual incrível. Uma ótima opção para assistir nesta Páscoa.
A trama se passa em Jerusalém, no início do século I, onde vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como um escravo na galeria romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Entretanto, o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.
“Ben-Hur” (1959) foi um sucesso em premiações, onde foi indicado para doze Oscars, vencendo em onze delas incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para William Wyler, Melhor Ator para Charlton Heston e Ator Coadjuvante para Hugh Griffith. Embora Ben-Hur não seja um personagem bíblico, foi um dos filmes feito em Hollywood aprovado pelo Vaticano entre os filmes religiosos.
Onde assistir: HBO Max.
Superação – O Milagre da Fé (2019)
“Superação – O Milagre da Fé” (2019) é um dos filmes religiosos de grande sucesso dos últimos anos. Então, se você quer assistir um drama religioso emocionante nesta Páscoa, essa é uma excelente recomendação.
O filme acompanha uma linda família que decide fazer um passeio em uma manhã de inverno no Lago St Louis, no Missouri, território estadunidense. Entretanto, tudo se complica quando o menino John Smiith, de apenas 14 anos, sofre uma queda e se afoga por mais de 15 minutos. Ao chegar no hospital, ele é dado como morto por mais de uma hora, até que sua mãe, Joyce Smith (Chrissy Metz), ao lado do pai e de um pastor, junta todas as suas forças e pede a Deus que seu filho sobreviva. Por fim, sua prece poderosa é responsável por um milagre inédito.
O filme conquistou o público evangélico e conseguiu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Canção Original, por “I’m Standing With You“, escrita por Diane Warren.
Onde assistir: Star+.
A Paixão de Cristo (2004)
Encerrando nossa lista, não tem como falar dele, “A Paixão de Cristo” (2004). O longa de Mel Gibson é um clássico religioso e atemporal nessa época de Páscoa.
Baseado no Novo Testamento bíblico, o filme acompanha as doze horas finais de Jesus de Nazaré na terra, onde Judas o trai, agilizando na sua prisão, que acaba por Jesus sendo crucificado a pedido do povo.
O longa foi um sucesso, conquistando a crítica e o público, rendendo mais de US$ 600 milhões na bilheteria global. Além disso, foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Trilha Sonora Original. Por fim, há uma sequência do longa sendo planejada.
Onde assistir: Star+.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!