Após mostrar os filmes de drama, romance e terror mais bem avaliados do Rotten Tomatoes, chegou a vez dos filmes brasileiros. Aliás, muitos podem não saber mas, o cinema brasileiro é conhecidíssimo no mundo afora. Tanto que grandes diretores internacionais como o Martin Scorsese, por exemplo, já elogiaram o cinema brasileiro e tem diversos títulos nacionais dentre os favoritos.
Além disso, muitos filmes brasileiros aparecem nos festivais de cinema importantes. Aqui vai um exemplo bem recente: “Marte Um“, lançado em 2022, teve sua estreia em Sundance, um dos festivais de cinema mais conhecidos do mundo. Isso mostra o quão importante é o cinema nacional tanto aqui dentro quanto lá fora.
Agora voltando para o nosso papo, a grande maioria deve ter ouvido falar do Rotten Tomatoes, um site agregador de avaliações de filmes e programas de TV. Suas avaliações são composta por duas partes: da crítica e do público. Muitos devem pensar que só as produções internacionais são avaliadas, porém, há Brasil nele também!
Então, listamos os seis filmes brasileiros mais bem avaliados do site. Então, se você procura assistir algum filme nacional e não sabe por onde começar, essa lista pode te dar uma forcinha e, se caso já viu muitos desses, reveja de novo essas obras primas do cinema nacional!
Filmes brasileiros mais bem avaliados do Rotten Tomatoes:
Que Horas Ela Volta? (2015)
“Que Horas Ela Volta?“, intitulado “The Second Mother” internacionalmente, é um filme brasileiro de grande sucesso, lançado em 2015. O longa é um dos mais bem aclamados no exterior e um dos filmes nacionais mais bem avaliados do Rotten Tomatoes.
A trama acompanha Val (Regina Casé) que depois de deixar a família no interior de Pernambuco, começa a trabalhar como babá e empregada doméstica em São Paulo. Certo dia, ela recebe um telefonema de sua filha, que quer ir ao estado prestar vestibular. Quando a garota chega, no entanto, a convivência é difícil. Todos serão atingidos pela sua autenticidade e personalidade. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida.
De acordo com o consenso dos críticos do site, o filme serve a uma história instigante e habilmente desenhada, que é lindamente trazida à vida por um elenco talentoso.
Nota dos críticos do Rotten: 97% baseados em 93 avaliações.
Onde assistir: Netflix.
Aquarius (2016)
“Aquarius” (2016), é uma dos filmes brasileiros com grande sucesso internacional. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, é também um dos mais bem avaliados do site.
“Aquarius” segue Clara (Sonia Braga), de 65 anos, uma jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos. Ela mora em um apartamento localizado em Boa Viagem, na cidade de Recife, onde criou os seus filhos e viveu a maior parte de sua vida. Interessados em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir todos os apartamentos do local, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo o tipo de assédio e de ameaça para que mude de ideia.
O consenso dos críticos do site elogia a atuação de Braga e aponta que o filme “usa um conflito entre um inquilino e desenvolvedores para lançar um olhar perspicaz sobre a relação entre espaço e identidade”.
Nota do Rotten: 97% baseado em 113 avaliações.
Onde assistir: Netflix.
Marte Um (2022)
Uma das recentes produções nacionais, “Marte Um” (2022) é super aclamado internacionalmente e tornou-se um dos mais bem avaliados do Rotten Tomatoes.
O filme acompanha a família Martins, que vive tranquilamente às margens de uma cidade brasileira após a decepcionante posse do presidente de extrema direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, todos sentem uma tensão com a nova realidade. Todos os membros da família começam a se questionar após diversos acontecimentos mudarem suas vidas.
Nota do Rotten: 97% baseados em 35 avaliações.
Onde assistir: Google Play.
Central do Brasil (1998)
Vencedor do Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, “Central do Brasil” (1998), de Fernando Meirelles, é um marco do cinema brasileiro e também conquistou o mundo com sua excelente história.
O longa acompanha Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora aposentada que trabalha escrevendo cartas, ajudando pessoas analfabetas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Além disso, ela acaba encontrando um garoto que perdeu a mãe após um atropelamento. Nisso, ela ajuda o menino a encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.
O consenso dos críticos do site elogia o comando de Meirelles, que cria um filme tão comovente quanto universal.
Nota do Rotten: 94% baseados em 50 avaliações.
Onde assistir: Globoplay.
Cidade de Deus (2002)
“Cidade de Deus” (2002), também dirigido por Fernando Meirelles, é um dos filmes brasileiros que fizeram sucesso internacionalmente. Além disso, foi indicado quatro vezes ao Oscar e também é o segundo filme estrangeiro mais visto do mundo.
O longa acompanha Buscapé, um jovem pobre, negro e muito sensível que cresce em um ambiente de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, uma favela carioca conhecida por ser uma das mais perigosas do estado. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, o rapaz acaba sendo salvo pelo seu dom como fotógrafo, o qual permite que ele siga na profissão. Além disso, ele aproveita o olhar através das lentes de sua câmera e registra o dia a dia no local.
Aclamado pela crítica internacional, o consenso dos críticos do Rotten aponta que “Cidade de Deus oferece um olhar chocante e perturbador – mas sempre convincente – sobre as vidas das pessoas na cidade do Rio de Janeiro.
Nota do Rotten: 91% baseados em 165 avaliações.
Onde assistir: Netflix.
Tropa de Elite 2 (2010)
Sucesso nacional da última década, “Tropa de Elite 2″ (2010) ganhou aclamação universal e consagra-se como um dos títulos nacionais do século atual.
O filme acompanha Nascimento (Wagner Moura), atualmente coronel, que foi afastado do IBOPE após uma operação mal sucedida. Nisso, ele vai parar na Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele acaba descobrindo que o sistema de combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Além disso, seus problemas só aumentam, porque o filho, Rafael (Pedro Van Held) tornou-se adolescente, Roseane (Maria Ribeiro) não é mais sua esposa e seu arqui-inimigo Fraga (Irandhir Santos), ocupa posição de destaque no seio de sua família.
O consenso dos críticos do site diz que “Tropa de Elite 2 é uma descida sombria e violenta ao ventre brasileiro, avançado pelas favelas com força imparável e cinética”.
Nota do Rotten: 91% baseados em 46 comentários.
Onde assistir: Globoplay.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!