Search
Close this search box.

Notícias > Dia da Mentira: 6 filmes para assistir neste 1º de abril

Dia da Mentira: 6 filmes para assistir neste 1º de abril

O Show de Truman (1998) é um grande filme para assistir no Dia da Mentira. Foto: Reprodução/Internet.

Neste sábado, dia primeiro de abril, comemora-se o Dia da Mentira. É neste dia que as pessoas aproveitam para surpreender amigos e parentes com aquela pegadinha. Afinal, quem nunca contou uma mentirinha neste dia e, ao ver as pessoas caindo na falácia, disse bem humorado: “caiu, primeiro de abril!”

Pois é! Mas não é somente na vida real que as pessoas contam mentiras não. Nas telonas, há muitos filmes que contam com personagens tão mentirosos que nós mesmos ficamos surpreendidos com a astúcia desses seres fictícios que usam a mentira para livrar-se dos problemas ou conseguir qualquer coisa facilmente.

Então, em razão desta data, te damos dicas de filmes para assistir neste Dia da Mentira. Mas veja só, não vale usar esse truque pois mentira tem pernas curtas, hein? Mas enfim, entre nesta brincadeira, prepara a pipoca e vamos lá!

O Mentiroso (1997)

Iniciamos nossa lista com ele, “O Mentiroso” (1997), um grande filme para você começar sua maratona neste dia da mentira.

O longa acompanha Fletcher Reede (Jim Carrey), um advogado, que se vê em uma situação tão delicada quando Max Reede (Justin Cooper), seu filho, ao soprar as velas do bolo pede para que o seu pai não minta por um dia. O desejo é atendido, impedindo Fletcher de contar qualquer mentira. No entanto, ele acaba não entendo o que acontece e se envolve em diversas confusões, principalmente quando precisa defender no tribunal uma mulher traidora (Jennifer Tilly) que tem que passar por uma santa para tirar todos os bens de seu marido.

A comédia foi um sucesso, conquistando a crítica e o público, rendendo mais de US$ 300 milhões nas bilheterias mundiais. No Rotten Tomatoes, o longa conta com 83% de aprovação, baseado em 63 avaliações.

Onde assistir: Star+.

A Mentira (2010)

“A Mentira” ou “Easy A” é um filme de comédia romântica lançado em 2010 e foi inspirado no livro “The Scarlet Letter“, de Nathaniel Hawthorne.

O longa acompanha Olive (Emma Stone), uma menina comum que era super invisível no colégio. Um dia, ela decide ajudar seu amigo gay, fingindo ter um caso com ele. Nisso, os dois começam a se tornar populares. Então, ela percebe que a sua vida é parecida com a heroína do livro “The Scarlet Letter” e passa a fazer dessa ajuda a garotos desesperados, o seu modo de ficar popular. Entretanto, a mentira vai acabar levando a situações tão inusitadas.

A Mentira” conquistou a crítica especializada, contando com 85% de aprovação no Rotten Tomatoes baseado em 193 avaliações. Além disso, possui a nota 72 no Metacritic, considerada alta nos padrões do site.

Onde assistir: Netflix.

Adeus, Lenin! (2003)

Grande sucesso do cinema alemão, “Adeus, Lenin!“, lançado em 2003, é uma comédia dramática perfeita para assistir neste dia da mentira.

A trama se inicia em 1989, poucos antes da queda do muro de Berlim, quando a Sra. Kramer (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e passa os dias desacordada durante o triunfo do regime capitalista. Em meados de 1990, ela acaba acordando em meio à uma Berlim muito modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas mudanças drásticas possam prejudicar sua saúde, decide esconder-lhe todos os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kramer permanece acamada, Alexander não tem muitos problemas, porém, quando ela decide ver a televisão, ele terá de contar com uma ajuda de um amigo editor de vídeos.

Direção de Wolfgang Becker, o filme é super aclamado pela crítica, possuindo 90% de aprovação no Rotten Tomatoes com 111 avaliações.

Onde assistir: HBO Max.

O Show de Truman (1998)

Para os fãs de comédia dramática, trago “O Show de Truman“. Lançado em 1998, o filme é um dos grandes sucessos dos anos 90 e a mentira reina no longa literalmente.

O longa acompanha Truman Burbank (Jim Carrey) um vendedor de seguros que leva uma vida simples ao lado de sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém, algumas coisas fazem com que ele estranhe sua cidade, seus amigos e até mesmo a sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele acaba intrigado e descobre que sua vida é monitorada e exposta em rede nacional.

O Show de Truman” é aclamado pela crítica, contando com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes, baseado em 153 avaliações. Além disso, recebeu três indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor para Peter Weir, Ator Coadjuvante para Ed Harris e Melhor Roteiro Original. Porém, não levou nenhuma estatueta para a casa.

Onde assistir: Prime Video.

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Um dos maiores sucessos dos anos 80, “Curtindo a Vida Adoidado” (1986) é uma comédia adolescente e influenciou o mundo do cinema especialmente por quebrar a quarta parede – que é onde o ator interage com o espectador -.

O filme segue Ferris Bueller (Matthew Broderick), um adolescente descolado que sente um desejo incontrolável de matar aula e para isso, terá que usar a mentira. Então ele planeja uma diversão na cidade com sua namorada (Mia Sara) e seu melhor amigo (Alan Ruck) em uma Ferrari. Então, eles acabam driblando o diretor do colégio (Jeffrey Jones) e acabam partindo para essa aventura muito louca.

“Curtindo a Vida Adoidado” conquistou a crítica, onde conta com 81% de aprovação no Rotten Tomatoes e arrecadou US$ 70 milhões nas bilheterias.

Onde assistir: Prime Video.

Pinóquio (1940)

Nessa lista de filmes para ver no Dia da Mentira, não tem como não citar “Pinóquio” (1940) que traz o maior mentiroso que o cinema já viu.

O filme acompanha Gepeto (Christian Rub), um carpinteiro solitário que um dia resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul (Evelyn Venable) dá vida ao boneco que passa a se chamar Pinóquio (Dickie Jones). Ansioso para se tornar um garoto de verdade, ele acaba se metendo em diversas confusões, apesar dos alertas do Grilo Falante (Cliff Edwards). Curiosamente, ele tem uma particularidade: sempre que mente seu nariz cresce.

A animação ganhou aclamação universal, tornando-se um dos grandes clássicos da Disney. Com o passar do tempo, foi ganhando remakes e até os dias atuais, faz parte da infância da garotada do mundo todo.

Onde assistir: Disney+.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO