Notícias > Mulheres no cinema | 4 diretoras à frente de produções reconhecidas na temporada de premiações

Mulheres no cinema | 4 diretoras à frente de produções reconhecidas na temporada de premiações

Charlotte Wells, diretora de "Aftersun", seu primeiro longa metragem que pode concorrer ao Oscar.

2023 chegou e com ele, a temporada de premiações. Iniciando com o Globo de Ouro, que acontece na próxima terça (10), e terminando com o Oscar que será em março, esses eventos podem prometer ser diverso, chegando a reconhecer as figuras femininas frente às produções de grande destaques no período.

Antes de mais nada, vamos relembrar que, ano passado, a cineasta Jane Campion venceu o Oscar de Melhor Direção pelo longa “Ataque dos Cães” e isso foi surpreendente, já que, em 2021, Chloe Zhao ganhou na mesma categoria e com isso, duas mulheres venceram a categoria por dois anos consecutivos.

Jane Campion e seu Oscar de Melhor Direção por "Ataque dos Cães. Diretora foi a segunda a receber a estatueta na categoria esta década.
Foto: Reprodução/Internet

Neste ano, diversos nomes femininos se destacam apesar de ter nomes fortes como Steven Spielberg, James Cameron e Damien Chazelle. É de extrema importância que as principais premiações reconheçam as mulheres que dirigem os projetos cinematográficos e assim as incluam nas nomeações.

Por isso, separei aqui quatro diretoras femininas que dirigiram produções que estão sendo destaque nesta temporada de premiações. Vamos lá!

Charlotte Wells (Aftersun)

Charlotte Wells é diretora de "Aftersun", longa é o primeiro de sua carreira. Foto: Reprodução/Internet.
Charlote Wells. Foto: Reprodução/Internet.

Começando por ela, novo nome na cena cinematográfica atual, Charlotte Wells ganhou notoriedade por seu trabalho em “Aftersun“, filme da A24. Por esse projeto, ela ganhou em três premiações, incluindo o Britsh Independent Film Award na categoria Melhor Direção.

No entanto, “Aftersun” marca o primeiro longa-metragem de Wells. Ela concluiu o programa de pós-graduação em cinema na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York. Lá, ela foi autora e diretora de três curtas: ‘Tuesday‘ (2015), ‘Laps‘ (2016) e ‘Blue Christmas‘ (2017)

Apesar de sua ausência na categoria de direção no Globo de Ouro e Critics Choice. Porém, Charlotte Wells está indicada em Melhor Roteiro no Critics Choice Awards. Além disso, ela foi pré-indicada na categoria de direção do BAFTA, que vai revelar os indicados em 19 de janeiro. Se cravar indicação, pode ter chance no Oscar visto que a premiação britânica é o termômetro da premiação prestigiada do cinema.

Gina Prince-Bythewood (A Mulher Rei)

Gina Prince-Bythewood, diretora de "A Mulher Rei". Foto: Reprodução/internet
Gina Prince-Bythewood. Foto: Reprodução/Internet.

Gina Prince-Bythewood é muito conhecida no cenário hollywoodiano e já dirigiu diversos filmes e produções de TV. Recentemente, foi muito comentada por “A Mulher Rei“, seu aclamado filme protagonizado por Viola Davis.

Gina Prince se formou em 1987, na Pacific Groove High School. Pouco tempo depois, frequentou a escola de cinema na UCLA, onde dirigiu uma pista competitiva. Além disso, ganhou uma bolsa de estudos para direção e também de graduação excepcionais.

No âmbito profissional, começou a trabalhar como roteirista em programas de TV. Em 2000, escreveu e dirigiu seu primeiro filme “Amor e Basquete“, logo depois dirigiu “A Vida Secreta das Abelhas” e anos depois dirigiu “The Old Guard” (2020), filme original Netflix.

Agora, está como diretora em “A Mulher Rei” e garantiu indicação em premiações como Critics Choice Awards na categoria de direção.

Sarah Polley (Women Talking)

Sarah Polley, diretora do longa "Women Talking. Polley ja ganhou indicação ao Oscar por seu trabalho em "Longe Dela".
Sarah Polley. Foto: Reprodução/Internet.

Outro destaque feminino é Sarah Polley, que dirige o longa aclamado “Women Talking“. Além de diretora, ela também é roteirista e atriz, possuindo um currículo imenso no meio da atuação.

Iniciou sua carreira como atriz aos dez anos de idade na série de TV canadense ‘Road To Avonlea‘. Ela já foi indicada em diversas premiações e seu auge como diretora e roteirista foi em 2008, quando ganhou sua primeira indicação ao Oscar na categoria de roteiro pelo filme “Longe Dela

Agora, Polley mais uma vez ganha destaque e com a atual produção “Women Talking“, onde além de dirigir, também roteiriza. Sarah Polley está indicada na categoria de direção e roteiro adaptado no Critics Choice Awards.

Maria Schrader (Ela Disse)

Maria Schrader é diretora do filme "Ela Disse". Foto: Reprodução/Internet.
Maria Schrader. Foto: Reprodução/Internet.

Outra grande diretora feminina que vem sendo comentada atualmente é Maria Schrader, cineasta alemã que esteve à frente do longa “Ela Disse”, protagonizado por Carey Mulligan.

Maria Schrader se formou na escola de teatro na Max-Reinhardt-Seminar, em Viena, cidade da Alemanha. Ela tem um excelente currículo como atriz e inclusive venceu o Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlin por sua performance em ‘Aimeé & Jaguar‘.

Além disso, Schrader também venceu o Emmy por sua direção na minissérie ‘Nada Ortodoxa‘, produção de sucesso da Netflix. Esses e outros motivos já são o bastante pra reconhecer o seu trabalho em “Ela Disse“. No entanto, Maria não foi indicada em premiações principais até o momento, mas foi lembrada como diretora na pré-lista do BAFTA.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Rafael Cruz

Apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O melhor canal de Nóticias

siga-nos

blog.hiperion@gmail.com

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO