Christopher Nolan é um dos maiores cineastas já existentes e sua filmografia prova isso. Apesar de ter feito filmes como “A Origem” (2010), “Interestelar” (2013) e a trilogia Batman, ele considera “Oppenheimer”, lançado este ano, como o maior sucesso que ele já fez.
Em entrevista à Empire Magazine, Nolan comentou sobre o estado do cinema atualmente e a importância do seu recente projeto ter contribuído para o meio: “Acabei de fazer um filme de três horas sobre Robert Oppenheimer, que é censurado e metade preto e branco – e rendeu quase US$ 1 bilhão de dólares. Eu acho que os filmes estão indo muito bem”, disse.
“O mais louco é que é literalmente o filme de maior sucesso que já fiz. Faço isso há 20 anos e no Reino Unido é meu filme de maior bilheteria. Me sinto bem com o estado da indústria cinematográfica, com base na minha própria experiência. Mas também com base em ver outros filmes estrearem, ver o público voltar”, acrescentou.
Lançado em julho deste ano, “Oppenheimer” dominou o cinema junto com “Barbie”. A produção conquistou a aclamação da crítica e do público, rendendo mais de US$ 950 milhões globalmente. Além disso, vem ganhando destaque em premiações como Globo de Ouro e Critics Choice Awards. É também uma das maiores apostas do Oscar.
Sobre o filme
Baseado no livro “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, o filme conta a história de J. Robert Oppenheimer, que coordenou o projeto Manhattan, que levou a construção das primeiras armas nucleares usadas no atentado Hiroshima-Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial. Na trama, o ator Cillian Murphy (Peaky Blinders) encarna o físico americano.
Sob a direção de Nolan, o filme conta com um elenco excelente. Além de Murphy, o cast traz nomes como Robert Downey Jr., Emily Blunt, Matt Damon, Florence Pugh, Rami Malek, Jack Quaid, Kenneth Branagh, Gary Oldman, entre outros.
Por fim, “Oppenheimer” está disponível para aluguel em plataformas como Apple TV, Prime Video, Youtube e Google Play Filmes.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!