Na indústria do entretenimento, ser um EGOT é um sonho para todos aqueles que fazem parte dela. Mas, afinal, você sabe o que é EGOT? Bem, o termo é uma junção dos maiores prêmios do entretenimento: Emmy (televisão), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (teatro).
Ser EGOT não é uma coisa fácil, apenas 17 artistas possuem o quarteto ousado da indústria hollywoodiana. E o mês de novembro é o mês da Consciência Negra, separamos aqui quantos atores são EGOT, e pasmem: apenas duas atrizes fazem parte do seleto e uma pode fazer história se juntando a elas, veja quem são:
Whoopi Goldberg
A atriz de 67 anos, que também é apresentadora, produtora e dubladora, é uma das 17 artistas que possui os quatros maiores prêmios do entretenimento. Em 1985, ela ganhou um Grammy de Melhor Gravação de Comédia, por “Whoopi Goldberg: Direct from Broadway“. Na época, foi a primeira artista afrodescendente a receber o prêmio.
Em 1991, ela venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Ghost: Do Outro Lado da Vida“. Em 2002, ela venceu o Tony Awards por seu trabalho como produtora em “Thoroughly Modern Millie“, musical da Broadway. Sete anos depois, Goldberg fez história a ganhar o Emmy de Melhor Apresentador de Talk Show, por “The View” e assim, tornou-se a primeira atriz negra EGOT.
Jennifer Hudson
A atriz norte-americana se juntou ao seleto este ano. Em 2007, venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “Dreamgirls: Em busca de um sonho“. Hudson possui dois Grammys, sendo um ganho em 2009 e outro em 2017.
Já em 2021, a atriz venceu o Emmy por seu trabalho de produtora no programa “Baba Yaga“. E em junho deste ano, levou o Tony Awards como produtora no musical “A Strange Loop“.
E podemos ter uma em breve…
A atriz Viola Davis está a um passo do EGOT, restando apenas o Grammy para isto. Em 2001, ela venceu o Tony Awards de Melhor Atriz Coadjuvante pella peça “King Hedley II“.
Em 2015, venceu o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática por “How To Get Away With Murder” e no ano seguinte, conquistou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Fences“.
Viola Davis concorre ao Grammy 2023, na categoria de Melhor Audiobook por seu livro “Em busca de Mim“. Se vencer, Viola se tornará a terceira atriz negra a ser do seleto EGOT.