A cantora e compositora Beyoncé completa 42 anos nesta segunda-feira (4). Apesar de ser conhecida por seu trabalho no ramo musical, a artista também brilhou no mundo do cinema.
Sua filmografia reúne sucessos como “Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho” (2006), “Obsessiva” (2009) e “O Rei Leão” (2019). Além disso, fez dois grandes visuais como “Homecoming” (2019) para a Netflix e o “Black Is King” (2020) para o Disney+. Ambos os trabalhos causaram um impacto na indústria do audiovisual. Inclusive o “Homecoming”, dirigido pela própria, contou com exibição exclusiva no Museu do Oscar recentemente.
Em razão do aniversário de Beyoncé, separamos cinco filmes que contam com a artista – e onde assistir! -. Confira!
Cinco filmes estrelados por Beyoncé:
Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho (2006)
“Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho” (2019) é um dos maiores sucessos de Beyoncé no cinema. Curiosamente, seu personagem na trama também vive da música.
No filme, a artista interpreta Deena Jones, integrante do grupo musical Dreamettes ao lado de Effie White (Jennifer Hudson) e Lorrell Robinson (Anika None Rose). As três começam a fazer sucesso graças ao empresário manipulador Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx). No entanto, não demora para que elas entrem em conflitos causados pelo próprio empresário.
Onde assistir: Globoplay.
Cadillac Records (2008)
“Cadillac Records” (2008) é um drama biográfico que também envolve música. Na trama, a cantora interpreta Etta James, uma grande estrela do R&B, gênero que Beyoncé domina desde o início de sua carreira.
O longa conta a história da ascensão da gravadora Chess Records, de Leonard Chess (Adrien Brody), e dos artistas que gravaram nela, como Muddy Waters (Jeffrey Wright), Little Walter (Columbus Short), Chuck Berry (Mos Def), Willie Dixon (Cedric The Entertainer) e a fabulosa Etta Jame. Com uma história de sexo, violência, racismo e rock n roll na Chicago dos anos 50 e 60, o filme mostra as vidas turbulentas e excitantes de algumas das maiores lendas da indústria musical da América.
Onde assistir: Apple TV+.
A Pantera Cor-de-Rosa (2006)
“A Pantera Cor-de Rosa”, de 2006, é uma refilmagem do clássico de 1963. Na trama, Beyoncé interpreta Xania, uma namorada de um jogador famoso assassinado em campo e que será investigada pelos inspetores Clouseau e Dreyfus.
A trama do filme acompanha os dois inspetores que são chamados para investigar um assassinato de um jogador de futebol que também teve seu anel roubado no ocorrido. Assim como na vida real, a personagem da cantora é uma artista pop mundialmente conhecida. Além de atuar, Beyoncé faz parte da trilha sonora do filme com a canção “Check It On”.
Onde assistir: Prime Video.
Obsessiva (2009)
“Obsessiva” (2009) é um suspense dramático dirigido por Steve Shill, diretor de sucessos como “A Última Tentação de Cristo” (1988). Na trama, a popstar vive Sharon Charles, uma mulher bem-sucedida.
O filme acompanha o empresário bem-sucedido Derek Charles (Idris Elba), que se muda para Los Angeles junto com sua esposa Sharon. Inicialmente, tudo fica perfeito até a chegada de Lisa (Ali Larter). Após um encontro mal interpretado numa festa da empresa, Lisa começa a se comportar de maneira descontrolada, complicando a carreira de Derek e colocando seu casamento e a vida de sua esposa em perigo.
Onde assistir: Netflix.
O Rei Leão (2019)
“O Rei Leão” (2019) marca o último projeto de Beyoncé nos cinemas até então. Na produção, a artista dá voz à Nala, a melhor amiga de Simba.
Assim como no clássico de 1994, o live-action acompanha Simba (Donald Glover), um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar (Chiwetel Ejiofor) faz com que Mufasa (James Earl Jones), o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida.
Onde assistir: Disney+.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!