Matéria escrita por Wilson Almeida
Ah, o mundo do cinema! Um lugar onde a magia acontece, onde sonhos são realizados e… onde às vezes tudo pode dar horrivelmente errado. Sim, amigos, até mesmo em Hollywood, onde bilhões são gastos em produções cinematográficas, erros são cometidos. Às vezes, é um roteiro com furos que faria um queijo suíço parecer sólido. Outras vezes, são atores tão mal escalados que você se pergunta se o casting foi escolhido no par ou ímpar. E não vamos esquecer dos diretores que, de alguma forma, conseguem transformar ouro em chumbo. Ah, e é claro, há sempre aquela pitada de drama nos bastidores, com membros do elenco que não se suportam, dando um novo significado à frase “a câmera nunca mente.”
Mas quando todos esses elementos se juntam em um tornado cinematográfico de desastres? Bem, então você tem um filme que é tão notavelmente terrível que ganha a infame nota 0 no Rotten Tomatoes. Aqui estão alguns dos mais “especiais” neste clube exclusivo:
Retorno à Lagoa Azul (1991)
Ah, uma sequência do clássico de 1980, porque o mundo definitivamente pedia por mais aventuras em uma ilha deserta com… ahn, não, ninguém pediu isso. Talvez a beleza natural da ilha seja o único ponto de redenção.
Mata-me de Prazer (2002)
Um thriller erótico que não é nem emocionante nem sexy, o que é basicamente perder o ponto inteiro do gênero. Este é o tipo de filme que faz você querer pedir um reembolso, mesmo se você o assistiu de graça.
Pinóquio (2002)
Roberto Benigni, depois de ganhar um Oscar, decidiu que o mundo precisava de sua versão de Pinóquio. O mundo discordou fortemente.
Bebês Geniais 2: Super Bebês (2004)
Este filme faz você questionar a ética de fazer sequências só por fazer. Os bebês podem ser geniais, mas o filme definitivamente não é.
As Mil Palavras (2012)
Eddie Murphy é frequentemente considerado uma lenda da comédia, mas até os melhores têm seus dias ruins. Neste caso, Murphy interpreta um homem que descobre que tem apenas mil palavras restantes para falar antes de morrer. O filme é tão incompreensivelmente ruim que nos deixa, ironicamente, sem palavras para descrevê-lo.
Os 6 Ridículos (2015)
Adam Sandler em um western. Isso é tudo que você precisa saber.
Crimes Obscuros (2016)
Jim Carrey tentando ser sério em um thriller polonês. Talvez ele devesse ter ficado com a comédia.
Olha Quem Está Falando Agora! (1993)
“Olha Quem Está Falando Agora!” Você já se pegou imaginando como seria o mundo se bebês e cachorros falassem? Pois é, nem nós. No entanto, esse filme decidiu mergulhar nessa fantasia bizarra e ainda deu às vozes dos animais de estimação os tons inconfundíveis de Danny DeVito e Diane Keaton. É como se o filme tivesse tentado responder a uma pergunta que ninguém jamais teve o interesse de fazer.
Aí está, pessoal. Esses filmes conseguiram a proeza incrível de falhar em praticamente todas as frentes possíveis. Mas não desanimem, eles são notáveis exatamente por isso! Quem sabe o verdadeiro tesouro seja as risadas não intencionais que esses filmes nos proporcionam. Ou talvez não.
Agora, caros leitores, chegamos à questão inevitável: vocês tiveram a “honra” (ou seria melhor dizer a infelicidade?) de assistir algum desses filmes? Pode ser que uma ilusão de ótica, um pôster enganosamente atraente ou mesmo um ator ou atriz favorito tenha te levado a pensar: “Não pode ser tão ruim assim, certo?”
Se você se aventurou nesses territórios cinematográficos perigosos, estamos curiosos: você acha que esses filmes realmente merecem aquele notório zero no Rotten Tomatoes? Ou será que, no meio do caos, há um lampejo de genialidade que passou despercebido por todos nós, críticos e espectadores?
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!