O cineasta José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, o pioneiro do terror brasileiro, vai invadir as telonas do país. “A Praga“, filme de 1980 dirigido pelo próprio cineasta, vai estrear este mês nos cinemas.
De acordo com O Globo, o filme é fruto de mais de 15 anos de trabalho do produtor Eugenio Puppo, que se empenhou em restaurar o trabalho do cineasta. Com “A Praga“, Puppo encontrou os rolos do projeto e restaurou-o, trabalhando na correção de cores, remasterização sonora e outros elementos do longa para então chegar aos cinemas.
“Todo o cuidado que tivemos com a recuperação do filme foi importante para não deixar que ele se perdesse através da história“, afirmou Puppo em comunicado. “Fizemos de tudo para manter a autenticidade, oferecer ao público algo muito próximo do que tínhamos encontrado, com a veracidade de um autêntico filme de Mojica. Quando me contava sobre os vários trabalhos que não conseguiu concluir, ele sempre fazia referências ao A Praga. Agora, finalmente o filme terá um lançamento à altura de sua importância.”
Narrado por Zé do Caixão, “A Praga” acompanha Juvenal (Felipe Von Rhein) um jovem que, ignorando os perigos de se aproximar de uma velha senhora, acaba provocando-a e é amaldiçoado por sua ira. Entretanto, ele tenta fazer de tudo para se livrar de sua maldição.
Por fim, “A Praga” estreia nos cinemas brasileiros em 6 de julho; assista ao trailer abaixo:
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!