“Elementos“, nova animação da Pixar, chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira (15). Tendo sua primeira exibição em Cannes neste ano, o filme chamou a atenção da crítica e do público por sua história tão interessante.
Até então, a produção conta com 75% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, baseado em 156 avaliações. Já os usuários do site parecem gostar do filme, dando 91% de aprovação com mais de 250 reviews. Além disso, “Elementos” recebeu nota A no CinemaScore, revelando a boa recepção do público dos cinemas norte-americanos.
Aproveitando o lançamento, separamos cinco curiosidades interessantes sobre a animação e você confere agora:
Inspirações reais
A história do filme vem de experiências vivenciadas pelo diretor Peter Sohn, com seus pais deixando a Coreia e viajando para os Estados Unidos sem saberem inglês. Em entrevista à Veja, Sohn detalhou um pouco sobre e contou sobre as dificuldades após a morte deles.
“Foi difícil [criar a história]. Eles estavam vivos quando apresentei a primeira ideia à Pixar. Quando contei, ambos não entendiam o meu trabalho, mas me detalharam as dificuldades de migrar da Coreia do Sul para cá. Agora, sinto que consegui ter uma bonita conclusão de nossa história“, disse Sohn.
Baseado em obras de romances
Apesar de se inspirar na história de vida de Sohn, “Elementos” é baseado em filmes de romance, como “Advinhe Quem Vem Para Jantar” (1967), de Stanley Kramer; “O Feitiço da Lua” (1987), de Norman Jewison e “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001), de Jean-Pierre Jeunet.
O desenvolvimento
“Elementos” demorou sete anos para ser totalmente finalizado. Além disso, é considerado um filme desafiador da Pixar. Em entrevista ao Olhar Digital, a produtora do longa Denise Ream comentou como foi o trabalho dos efeitos visuais da animação.
“A história é sempre difícil, tentar acertar isto. Mas [“Elementos”] parece visualmente diferente. Você sabe, nós queríamos aquele fogo que se parecia com o fogo, mas não é assustador. E como você faz para emocionar? E como os animadores animam essas criaturas gasosas? Então esse foi e continua sendo um grande desafio“, declarou Denise.
Primeira comédia romântica da Pixar
A Pixar é conhecida por filmes como “Wall-E” (2008), “Divertida Mente” (2015) e a série “Toy Story“, que são filmes com toques de drama que trazem lição de vida. Apesar de ainda ter essa essência no novo longa, “Elementos” foge um pouco disso sendo a primeira comédia romântica do estúdio. Em entrevista, Peter Sohn declarou que a história vai além do relacionamento de uma garota e um garoto, mas explorando o relacionamento dos personagens chave com as outras pessoas.
Retorno da Pixar aos cinemas
“Elementos” é o primeiro filme da Pixar nos cinemas em três anos. Por conta da pandemia, outros títulos do estúdio como “Soul” (2020), “Luca” (2021) e “Red: Crescer é uma Fera” (2022) estrearam diretamente no Disney+.
Por fim, “Elementos” encontra-se em exibição nos cinemas brasileiros; assista ao trailer abaixo:
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!