Desde 2019 sem novos episódios, “Black Mirror” finalmente está retornando para a alegria dos usuários da Netflix. A produção é um dos grandes sucessos do streaming, sendo campeã de aclamação da crítica e também do público em geral.
O sucesso da série se dá por conta de seus episódios que abordam uma sociedade refém da tecnologia. Cada temporada contém episódios com histórias diferentes, porém algumas formam conexões como, por exemplo, “Black Museum“, o sexto episódio da quarta temporada que vem recheado de referências a série.
Já que a nova temporada da série chega em dois dias, separamos 6 curiosidades que talvez você não saiba. É cada uma mais interessante que a outra. Vamos lá!
6 curiosidades sobre a série Black Mirror
Ideia do nome
O título “Black Mirror”, que significa “espelho preto” em tradução livre, não foi dado por acaso. Em entrevista ao canal britânico Channel 4, o criador da série Charlie Brooke revelou o porquê do título. “O que eu quis dizer com isso, é quando uma tela está desligada – a tela parece com um espelho preto“, disse Brooke.
Em seguida, acrescentou: “Toda TV, qualquer uma que seja LCD, iPhone, iPad – coisas assim – se você olhar para elas, parece um espelho preto e existe algo aterrorizante neste aspecto. E esse título era o melhor para a série. Quer dizer, eu não sei do que mais nós poderíamos ter chamado – Hora Assustadora da Tecnologia? Teria sido uma piada”.
“Eu meio que gosto do fato de que as pessoas estão assistindo isso em suas televisões ou computadores ou nos celulares. Quando os créditos terminam de rolar e a tela quebra, eles podem ver a si mesmos refletidos” – transformando Black Mirror em um espelho preto“, finalizou.
Não é da Netflix
Apesar de ser um dos maiores sucessos da Netflix, a série não é criada pelo canal Tudum. As duas primeiras temporadas de Black Mirror teve produção do canal britânico Channel 4. Em 2016, a Netflix adquiriu os direitos de produção e assim recuperou o sucesso da série que dura até hoje.
Não é anti-tecnologia
Black Mirror aborda o lado negro da tecnologia em seus episódios. No entanto, a série não é anti-tecnologia, segundo Charlie Brooke. “O problema não é a tecnologia – de jeito nenhum. A questão é que abordamos na série a má utilização dela. Fico chateado quando dizem que Black Mirror é uma produção contrária à tecnologia; apenas a usamos de maneira como, por exemplo, outras produções utilizam aspectos sobrenaturais para aterrorizar“, disse Brooke.
Figuras de Hollywood envolvidos na produção
O seriado já contou com grandes nomes de Hollywood e alguns deles até protagonizaram diversos episódios. A sexta temporada, por exemplo, terá a aclamada atriz Salma Hayek. No entanto, há nomes de Hollywood que fizeram parte da equipe técnica da série, como a atriz Jodie Foster que dirigiu o episódio “Arkangel” e Rashida Jones junto com Michael Schur dirigiram o episódio “Nosedive“.
Gravada no Brasil
O episódio “Striking Vipers“, da quinta temporada, contou com gravações em solo brasileiro! O episódio mostra algumas cenas se passando por algumas partes da cidade de São Paulo. A equipe de filmagens gravou na Avenida Paulista, Avenida 9 de Julho e no Edifício Copan, além de mostrar outros cantos da cidade.
Premiações
“Black Mirror” rendeu prêmios como Emmy e BAFTA. Os episódios mais premiados são “USS Callister“, da quarta temporada e “San Junipero” da terceira. Ao todo, a série ganhou oito Emmys, incluindo o de Melhor Filme Feito para a Televisão pelo episódio “USS Callister”.
Gostou dessas curiosidades? Vale lembrar que a nova temporada de Black Mirror estreia em 15 de junho com seis novos episódios; assista ao trailer abaixo:
Assista aos episódios da série clicando aqui.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!