A partir do momento em que uma pessoa decide investir na carreira do teatro, surgem uma série de inseguranças com relação ao mundo das artes cênicas.
Por se tratar de um conjunto de técnicas que necessitarão de aperfeiçoamento constante, vale a pena buscar a ajuda de profissionais capacitados em grandes instituições.
Entre disciplinas teóricas e aulas práticas, alguns cursos são vistos como fundamentais para o desenvolvimento da grande maioria dos artistas.
Por conta disso, nada mais justo do que descobrirmos onde as grandes estrelas estudaram artes cênicas antes de se tornarem verdadeiras lendas da arte.
Marlon Brando é fruto da Actor’s Studio
Considerado por muitos o maior ator de todos os tempos, Marlon Brando começou a sua carreira estudando interpretação em Nova York.
Depois de ser expulso de algumas escolas e do serviço militar por indisciplina, o astro decidiu seguir o caminho do teatro.
Assim como diversos atores renomados, Marlon Brando foi influenciado pelas técnicas conhecidas como “O Método” da “Actor’s Studio“.
Não à toa, essa escola de preparação de atores é considerada a mais importante associação de artistas do planeta Terra.
Através dela, a estrela de “O Poderoso Chefão” (1972) consagrou um estilo único de interpretação, espelhando em seus personagens a potência emocional gerada pelos seus próprios conflitos.
Meryl Streep estudou teatro dramático na Vassar College
Dando sequência à nossa lista, nada mais justo do que mencionarmos uma das maiores estrelas de todos os tempos.
Antes de colecionar mais de vinte indicações ao Oscar, Meryl Streep começou a sua carreira nos palcos da Broadway.
Além disso, a estrela fez graduação em teatro dramático no renomado “Vassar College“, uma das mais renomadas instituições de artes dos Estados Unidos.
Meryl Streep também foi estudante visitante do “Dartmouth College” e fez mestrado em Artes Dramáticas na Universidade de Yale.
Sua estreia profissional nos palcos se deu na peça “Trelawny of the Wells”, em 1975, se destacando rapidamente na Broadway.
O resto é história…
Daniel Day-Lewis é formado na Royal Shakespeare Company
O multipremiado Daniel Day-Lewis, é mais um excelente exemplo de estrela que se preparou bastante ao longo da vida.
Durante a sua juventude, o astro se formou em conceituadas companhias de teatro como a “Royal Shakespeare Company” e a “Bristol Old Vic Theatre School”.
No início dos anos 80, Daniel Day-Lewis estreou no circuito teatral do West End de Londres, considerada a maior área de teatros do mundo.
Antes de se aposentar do universo da atuação, o fantástico artista britânico conquistou nada mais nada menos do que três estatuetas do Oscar de Melhor Ator.
Viola Davis estudou teatro como bolsista na Juilliard School
Quando falamos em Viola Davis, imediatamente pensamos em uma das maiores estrelas vivas na atualidade.
O que muita gente não sabe é que a atriz desenvolveu o seu amor pela atuação ainda durante a adolescência, na “Central Falls High School”.
Ao longo da sua formação, a estrela estudou teatro no “Rhode Island College” e também frequentou a renomada “Juilliard School” em Nova York.
Para que se tenha ideia, o valor total de uma anuidade básica na referida universidade pode ultrapassar a faixa dos cinquenta mil dólares.
Para a sorte dos amantes da arte, a atriz conseguiu uma bolsa de estudos na prestigiada “Juilliard”, estreando na Broadway em 1996.
A partir de então, entre premiações do Oscar, BAFTA, Emmy, Globo de Ouro, SAG Awards e People’s Choice Awards, foram 29 indicações e 10 estatuetas conquistadas.
Com quase 30 anos de carreira, Viola Davis carrega uma das mais importantes histórias de luta e representatividade na indústria atual.
Lupita Nyong’o tem graduação e mestrado em artes cênicas
A atriz Lupita Nyong’o, reverenciada mundialmente pelas suas atuações ao longo da última década, também possui um currículo invejável.
Graduada em cinema e artes cênicas pelo “Hampshire College”, a atriz também concluiu um mestrado pela “Yale School of Drama”.
Logo após finalizar seus estudos, Lupita conquistou um Oscar, um Globo de Ouro e um BAFTA na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
O sucesso em “12 Anos de Escravidão” (2013) a alçou como uma das mais premiadas atrizes da sua geração.
O estudo das Artes Cênicas como fator fundamental
Diante de tantos exemplos de estudo e especialização, fica claro que as expressões artísticas que se desenvolvem em um palco começam muito antes do espetáculo.
Além disso, o estudo das Artes Cênicas é de extrema importância para o desenvolvimento da parte cultural do artista.
É preciso trabalhar com a diversidade, potencializar o imaginário, dialogar com as diferenças, muito antes de subir os palcos.
Quem tiver a oportunidade de aprofundar seus estudos na área, certamente largará na frente na corrida rumo à profissionalização e ao estrelato.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion News!