Nesta quinta-feira (13), o Festival de Cannes divulgou a lista de produções que irão compor o evento este ano. Dentre os títulos internacionais, três são brasileiros, sendo eles: “Firebrand“, de Karim Aïnouz, que vai disputar a Palma de Ouro; já “A Flor de Buriti“, de João Salaviza e Renée Messora, e “Retratos Fantasmas“, documentário de Kleber Mendonça Filho, ficam de fora da competição do prêmio.
Essa é a primeira vez que Aïnouz compete pela Palma de Ouro em Cannes, se juntando a grandes nomes como Martin Scorsese e Wes Anderson, que concorrerão ao prêmio máximo da 76ª edição do evento. Em 2022, o vencedor da Palma de Ouro foi o longa “Triângulo da Tristeza” de Ruben Östlund, que preside o júri do festival este ano.
Wes Anderson vai em busca do prêmio com “Asteroid City”, filme estrelado por nomes como Scarlett Johansson, Tom Hanks e Margot Robbie. E Martin Scorsese com “Killers of the Flower Moon“, estrelado por Leonardo DiCaprio.
Além disso, o Festival de Cannes contará com o quinto filme “Indiana Jones“, o último com o ator Harrison Ford. O cineasta Pedro Almodóvar apresenta o curta gay “Strange Way of Life“, estrelado pelos atores Pedro Pascal e Ethan Hawke. E também, o mais aguardado do evento “Jeanne du Barry“, filme que marca o retorno de Johnny Depp às telonas.
Kleber Mendonça Filho brilha no Festival de Cannes pela quarta vez
O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho é destaque de Cannes pela quarta vez em sua carreira. Este ano, o cineasta vai apresentar “Retratos Fantasmas“, em sessão especial fora da competição.
Segundo o cineasta, “Retratos Fantasmas” é um documentário ambientado “no centro do Recife, no passado e agora, entre o cinema Veneza, em duas pontes e o Cinema São Luiz“.
“Que o Cinema São Luiz esteja já reaberto à sociedade no segundo semestre para podermos exibir Retratos Fantasmas no Recife“, disse Mendonça ao final de sua publicação nas redes.
Como dito anteriormente, essa é a quarta vez de Kleber no Festival de Cannes. O diretor já apresentou “Vinil Verde” (Quinzaine 2005), “Aquarius” e “Bacurau“, que competiram em 2016 e 2019, respectivamente.
o Festival de Cannes acontece entre os dias 16 e 27 de maio. Por fim, acesse o site do festival para mais informações.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!