Search
Close this search box.

Notícias > Cinco filmes brasileiros que completam 10 anos em 2023

Cinco filmes brasileiros que completam 10 anos em 2023

Minha Mãe é uma Peça é um dos filmes brasileiros que completam 10 anos em 2023. Foto: Reprodução/Internet.

O Cinema brasileiro é um dos mais reconhecidos no mundo todo. Porta-se de produções que vão de comédia até terror. Muitos filmes brasileiros têm a sorte de serem exportados e exibidos internacionalmente. Além disso, o segundo filme em língua não inglesa mais visto é brasileiro; trata-se de “Cidade de Deus” (2002). Isso mostra como o cinema brasileiro é excelente e merece ser valorizado.

Como muitos outros, o cinema brasileiro conta com produções memoráveis, que marcaram a vida de seu público. Por isso, vamos relembrar cinco filmes brasileiros que foram um sucesso no cinema e completam 10 anos em 2023. Entre eles, a comédia “Minha Mãe é uma Peça“, estrelada pelo eterno ícone Paulo Gustavo. Vamos lá!

Serra Pelada

Lançado em 18 de outubro de 2013, “Serra Pelada” é um dos filmes brasileiros de grande sucesso, dirigido por Heitor Dhalia. Além disso, o longa ganhou uma minissérie na TV exibida pela Rede Globo.

O filme se passa em 1980 e acompanha Juliano e Joaquim, dois amigos que deixam São Paulo e parte para Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no Pará. Lá, tudo muda na vida deles: Juliano se torna um gangster e Joaquim deixa para trás os valores que ele sempre prezou.

“Serra Pelada” tem o elenco composto por Juliano Cazarré, Júlio Andrade, Sophie Charlotte, Matheus Nachtergaele, Jesuíta Barbosa, Wagner Moura, entre outros.

Onde assistir: Apple TV.

O Tempo e o Vento

O Tempo e o Vento” é um longa de ficção histórica, dirigido por Jayme Monjardim. Foi um dos filmes brasileiros de grande sucesso em 2013, levando mais de 700 mil espectadores ao cinema. Além disso, foi exibido em formato de minissérie pela Rede Globo no ano de 2014.

Baseado no livro de Érico Veríssimo, o filme retrata uma história de 300 anos da família Terra Cambará e a família Amaral, que vivem um conflito durante anos. No entanto, tudo se complica quando o sobrado dos Terra Cambará é cercado pelos membros da família Amaral. Então, eles ficam a postos para defender o território com todas as armas que tiverem.

O Tempo e o Vento” é estrelado por Thiago Lacerda, Marjorie Estiano, Cleo, Igor Rickli, Rafael Cardoso, José de Abreu, Fernanda Montenegro, entre outros.

Onde assistir: Netflix.

Tainá – A Origem

Tainá foi uma personagem de grande sucesso do cinema brasileiro. O longa “Tainá – A Origem“, lançado em 2013, mostra a história desta pequena garotinha que marcou o cinema nacional.

A trama acompanha Tainá, abandonada quando bebê por sua mãe, que foi vítima de um ataque predatório. Então, ela acaba sendo salva pelo velho e solitário pajé Tigê, que passa a cuidar dela. Cinco anos depois, a menina encara os malfeitores da floresta e desvenda os mistérios de sua origem.

Dirigido por Rosane Svartman, “Tainá – A Origem” tem o elenco composto por Wiranu Tembé, Guilherme Berenguer, Fidelis Baniwa, Laila Zaid, Gracindo Junior e Nuno Leal Maia.

Onde assistir: Globoplay.

Somos Tão Jovens

Somos Tão Jovens” é um dos filmes brasileiros de grande sucesso. Dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, o filme acompanha a juventude do artista brasileiro Renato Russo.

A trama acompanha o jovem Renato, que se muda com a família para Brasília no ano de 1973. Na época, ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou em uma cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos, ele vai demonstrando grande interesse pela música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após sua melhora. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

“Somos Tão Jovens” é estrelado por Bruno Torres, Thiago Mendonça, Bianca Comparato, Olivia Torres, Laila Zaid, Sandra Corveloni, entre outros. Além disso, há aparições de Russo por meio de registros documentados.

Onde assistir: Google Play.

Minha Mãe é uma Peça

Minha Mãe é uma Peça” consagra-se como um dos maiores filmes brasileiros de todos os tempos. O filme de 2013 foi uma sensação na época, levando mais de quatro milhões de espectadores aos cinemas.

O longa acompanha Dona Hermínia, uma mulher de meia idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mulher bem mais jovem. No entanto, ela vive com seus três filhos, sendo uma mãe superprotetora que não se liga que eles estão bem grandes. Porém, tudo se complica quando ela acaba descobrindo que seus filhos a consideram chata. Então, ela decide pegar suas malas e ir para a casa de sua tia Sueli, com quem ela resolve desabafar e relembrar o passado.

“Minha Mãe é Uma Peça” é estrelado por Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier, Samantha Schmutz, Mônica Martelli, Herson Capri, Suely Franco, entre outros.

Onde assistir: Netflix.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO