A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, órgão responsável pelo Oscar, estuda adicionar novas regras para os títulos submetidos à categoria de Melhor Filme. De acordo com o PUCK (via World of Reel), o novo requisito propõe que os filmes devem ser exibidos nos cinemas em 15 ou 20 dos 50 principais mercados dos Estados Unidos.
De acordo com o relatório, o presidente da Academia, Bill Kramer, ressalta que a decisão não tem o objetivo de prejudicar os canais de streamings, mas sim de aproveitar melhor o Oscar para promover o cinema. Além disso, ele já conversou com executivos dos estúdios de streamings, onde a Apple e a Amazon demonstraram grande interesse em relação a essa nova regra.
Na atual legislação, um filme precisa ter recebido sua primeira exibição pública em um cinema, e pelo menos por uma semana, para assim concorrer ao prêmio.
Vale lembrar que o Oscar adotará novos critérios de diversidade em 2024. Isso significa que os filmes terão de atender a pelo menos dois dos quatro critérios de diversidade estipulados pela academia, como representatividade de temas e narrativas em tela, liderança criativa e equipe do projeto, oportunidades e afins.
O Oscar 2024 não tem data definida para acontecer. Porém, a corrida ao prêmio começa em breve, a partir de Cannes, onde os principais títulos do ano estreiam no festival muito importante do cinema. O Festival de Cannes 2023 acontece em maio.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!