Matéria de Wilson Almeida
O Festival Framboesa de Ouro (Razzies), é uma premiação cinematográfica que destaca o pior do pior de Hollywood, criada há 43 anos por John Wilson como uma sátira e um contraponto sarcástico aos prestigiados prêmios da Academia.
O objetivo é mostrar os filmes que, mesmo sendo nobres em intenção, acabam chegando aos cinemas como desperdício de tempo e dinheiro. A premiação segue o mesmo calendário do Oscar, anunciando os seus indicados para as categorias de Pior Filme, Pior Ator, Pior Atriz, além de outras categorias convencionais, como Pior Casal nas Telas e Pior Sequência, 24 horas antes da indicação oficial do Oscar. Além disso, a cerimônia acontece na noite anterior do Oscar.
Como surgiu o Framboesa de Ouro?
A primeira cerimônia do Framboesa de Ouro ocorreu em 1980 e foi uma experiência completamente improvisada. A ideia para o Framboesa de Ouro surgiu quando Wilson tentou sediar uma festa do Oscar. “O Oscar começa às cinco da tarde e acaba por volta das nove, e quando você tem tantas pessoas em casa, precisa ter algo para fazer, então coloquei um pódio de papelão e convidei pessoas a indicar o pior filme do ano“, contou Wilson.
As primeiras estátuas do Framboesa de Ouro foram peças de espumas esculpidas, e o pior filme inaugural foi “Os Embalos de Sábado à Noite Continuam” (1983), uma comédia musical que ficcionaliza a história por trás do grupo musical Village People.
No ano seguinte, quando o filme “Mamãezinha Querida” (1981) levou o prêmio de Pior Filme, o Framboesa de Ouro começou a receber menções modestas na imprensa local, à medida que Wilson distribuía comunicados de imprensa para jornais locais de todo o sul da Califórnia.
Em 1984, as principais agências de notícias começaram a veicular a história, e a cerimônia oficial do Framboesa de Ouro (Golden Raspberry Awards) foi programada para a noite anterior ao Oscar. “Quando mudamos para a noite anterior ao Oscar, de repente isso se tornou algo grande“, lembra Wilson. “Parte disso é porque você tem toda essa imprensa na cidade para o Oscar, de modo que os jornalistas acabam cobrindo a cerimônia do Framboesa de Ouro também“.
Embora alguns possam argumentar que o Framboesa de Ouro promove uma cultura de negatividade, a verdade é que ele é uma celebração da liberdade de expressão e da liberdade artística. Mesmo os filmes que são considerados os piores do ano merecem ser reconhecidos e avaliados, e o Framboesa de Ouro fornece uma plataforma para essa avaliação.
O festival também é uma oportunidade para os atores, diretores e produtores se divertirem com as críticas e fazerem piada com os próprios fracassos. Alguns atores, como Halle Berry, compareceram pessoalmente para receber o prêmio de Pior Atriz e abraçar a zombaria.
Por fim, confira o momento em que Berry recebeu o prêmio. Além disso, a atriz recebeu a estatueta junto com o seu Oscar de Melhor Atriz e o bom humor:
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!