Neste domingo (12), ocorre a 95ª edição do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial. Em quase 100 anos de premiação, o evento fez história premiando diversos filmes, atores e atrizes, com a excelente estatueta dourada.
Em muitas edições, há um filme que é recordista e acaba se destacando melhor dentre os demais indicados. Apesar de atualmente alguns títulos levarem três troféus no máximo, há aqueles com grande potencial, podendo acumular o maior número de vitórias na cerimônia. Pois bem, você sabia que o filme com maior vitória do Oscar levou 11 estatuetas numa só noite? Até então, poucos puderam chegar perto deste número de ganhos na premiação.
Este ano, o longa “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo“, dos Daniels, concorre em 11 categorias. Será ele o maior vencedor da edição de 2023? Bem, resta-nos esperar e assistir neste domingo. Agora, confira os cinco filmes mais premiados do Oscar.
Os cinco filmes mais premiados do Oscar:
O Paciente Inglês (1996)
O longa “O Paciente Inglês” (1996) foi um dos mais aclamados dos anos 90. A trama se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde um combatente sofre queimaduras graves após seu avião ser abatido. No entanto, ele tem identidade desconhecida e passa a ser conhecido como o paciente inglês, vivendo aos cuidados de uma enfermeira canadense. Além disso, ele passa a se lembrar do amor proibido que viveu anteriormente.
O filme de Anthony Minghella foi vencedor de nove Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Fotografia, Melhor Figurino e Atriz Coadjuvante para Juliette Binoche.
Onde assistir: Apple TV.
Amor, Sublime Amor (1961)
Baseado em um musical homônimo da Broadway, “Amor, Sublime Amor” (1961) é um dos clássicos musicais do cinema. Além disso, o filme ganhou um remake, lançado em 2022.
O longa se passa na cidade de Nova Iorque, onde há duas gangues rivais: os Jets e os Sharks. Respectivamente polonesa e porto-riquenha, eles lutam para dominar um pequeno bairro da Zona Oeste da cidade. No entanto, tudo se complica quando o líder de uma das gangues se apaixona por uma garota que é achegada ao grupo rival.
Dirigido por Jerome Robbins e Robert Wise, o filme foi indicado em 11 categorias do Oscar e levou 10 deles, incluindo: Melhor Filme, Melhor Direção, Fotografia, Direção de Arte, Ator Coadjuvante para George Chakiris e Atriz Coadjuvante para Rita Moreno.
Onde assistir: Prime Video.
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
O épico “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003), surpreendeu o mundo no Oscar 2004. Baseado na obra de J.R.R. Tolkien, o último filme da trilogia acompanha uma batalha do bem contra o mal que lutam pelo controle do futuro da Terra Média.
O filme venceu em todas as categorias que acabou concorrendo que, no caso, foram onze. A produção dirigida por Peter Jackson levou as estatuetas de categorias como: Melhor Filme, Melhor Direção, Roteiro Adaptado, Efeitos Visuais e Melhor Canção Original.
Onde assistir: HBO Max.
Ben-Hur (1959)
“Ben-Hur“, de William Wyler, é um dos filmes mais marcantes da década de 1950. Além disso, fez história no Oscar na 32ª edição da premiação, consagrando-se o campeão do evento, título que perdurou por anos.
O longa se passa em Jerusalém, do século I, onde vive Ben-Hur, um grande mercador judeu. No entanto, tudo muda em sua vida com o retorno de Messala, que foi seu amigo na juventude e mais a frente condena Ben para viver como escravo.
A produção é vice-campeã do Oscar, somando 11 estatuetas de 12 indicações. Entre as categorias vitoriosas, estão: Melhor Filme, Melhor Direção, Fotografia, Direção de Arte, Melhor Ator para Charlton Heston e Ator Coadjuvante para Hugh Griffith.
Onde assistir: HBO Max.
Titanic (1997)
Fechando a nossa lista, “Titanic” (1997), de James Cameron, é um dos filmes mais icônicos na história do cinema. Na época de seu lançamento, se tornou a produção mais cara da história, custando mais de US$ 200 milhões de dólares. Além disso, arrecadou mais de US$ 2 bilhões de dólares nas bilheterias de todo o globo.
Inspirado na tragédia real do RMS Titanic, o longa acompanha uma embarcação onde Rose (Kate Winslet), uma jovem super rica, acaba se apaixonando por Jack (Leonardo DiCaprio), que é totalmente diferente de Rose. No entanto, ela é casada com Cal Hockley (Billy Zane), um herdeiro de uma siderúrgica que é super arrogante. Porém, nada impedirá Rose de ir atrás de seu grande amor.
Com 14 indicações ao Oscar, o filme ganhou em 11 delas, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Direção de Arte, Mixagem de Som, Trilha Sonora e Canção Original.
Onde assistir: Star+.
E aí leitor, qual destes filmes mais premiados do Oscar te surpreendeu? Lembrando que o Oscar 2023 acontece neste domingo (12), às 21h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo no canal TNT e no streaming pela HBO Max.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!