Search
Close this search box.

Notícias > Os cinco melhores filmes de Cate Blanchett

Os cinco melhores filmes de Cate Blanchett

Cate Blanchett é a favorita para vencer o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2023. Foto: Divulgação.

A atriz australiana Cate Blanchett é uma das maiores de Hollywood e sua filmografia é bem diversa, contendo produções épicas como “O Senhor dos Anéis” e “Robin Hood“, além dos dramas como “O Curioso Caso de Benjamin Button” e “O Aviador“.

Agora, a atriz vai em busca de sua terceira estatueta do Oscar este ano. Ela concorre por viver Lydia Tár, no filme “Tár“, dirigido por Todd Field. Blanchett concorre na categoria de Melhor Atriz ao lado de Michelle Yeoh, Andrea Riseborough, Ana de Armas e Michelle Williams.

Caso vença, Blanchett se junta ao lado de Meryl Streep e Frances McDormand como as mulheres vivas mais premiadas no Oscar, nas categorias de atuação cada. Porém, as duas perdem para Audrey Hepburn, que levou quatro estatuetas ao longo de sua carreira.

Confira cinco melhores filmes de Cate Blanchett

Aproveitando o embalo do Oscar 2023, separei cinco melhores títulos da carreira de Blanchett, que é favorita na categoria de Melhor Atriz.

Elizabeth (1998)

Iniciando a nossa lista com um dos primeiros trabalhos da atriz, “Elizabeth” é um drama biográfico muito aclamado pela crítica. No longa, Blanchett é Elizabeth Tudor, que herda o título de rainha da Inglaterra após a morte de sua irmã Mary Tudor. No entanto, ela ganha o título em uma Inglaterra tão perigosa e dividida e acaba sendo cercada de inimigos por todos os lados. Entretanto, ela é aconselhada a se casar pelo advogado William Cecil, porém ela manterá seu foco no reino e honrará seu país, sendo aconselhada por Sir Francis Walsingham.

O longa rendeu a Blanchett o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático e também cravou indicação da atriz ao Oscar. Curiosamente, foi com essa indicação que a australiana concorreu ao lado de Fernanda Montenegro, que foi indicada pelo filme “Central do Brasil” (1998).

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” é, sem dúvidas, um dos longas memoráveis na carreira da atriz. Nele, Blanchett vive Galadriel, uma elfa que comanda o reino de Lothlórien, ao lado de seu marido, o elfo Celeborn. Além disso, era uma das maiores elfas da Terra Média e portava Nenya, um dos três anéis do poder élfico.

O longa foi indicado em 13 categorias do Oscar, onde venceu quatro deles, incluindo Melhor Maquiagem e Fotografia. Além disso, é um dos maiores filmes do cinema mundial.

Não Estou Lá (2007)

“Não Estou Lá” (2007), originalmente “I’m not There“, é um drama biográfico musical dirigido por Todd Haynes. Baseado na vida de Bob Dylan, o longa mostra diversos atores interpretando o astro em diversas fases de sua vida pessoal e profissional. No filme, a atriz interpreta Jude Quinn, retratando o Dylan de 1965-66, quando o cantor começou a usar a guitarra elétrica, passando a ser conhecido como o “Dylan Elétrico”.

Além disso, o papel rendeu a Cate a indicação ao Oscar de Atriz Coadjuvante. No entanto, ela acabou perdendo para Marion Cotillard, que venceu pelo filme “La Vie En Rose“.

O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)

“O Curioso Caso de Benjamin Button” é um filme de fantasia dramática, baseado no conto homônimo de F. Scott Fitzgerald, publicado na revista Collier’s, em maio de 1992. O longa segue Benjamin Button (Brad Pitt), que nasceu com o corpo e doenças de um homem de 80 anos. No entanto, à medida que os anos se passam, ele vai rejuvenescendo. Na infância, ele acaba se apaixonando por Daisy, interpretada por Cate Blanchett, que aparenta ter a mesma idade. Entretanto, só o tempo dirá se esse amor prevalece.

O Curioso Caso de Benjamin Button” foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 333 milhões de dólares. Além disso, foi indicado ao Oscar em 13 categorias, vencendo em Efeitos Visuais, Design de Produção e Melhor Maquiagem.

Blue Jasmine (2013)

Encerrando a nossa lista, “Blue Jasmine” (2013) é um filme de comédia dramática, dirigido por Woody Allen. Nele, Cate Blanchett vive Jasmine, uma socialite de Manhattan, que ao perder todo o seu dinheiro, terá de viver ao lado de Ginger, sua irmã que vive em São Francisco. Então, ela acaba conhecendo um homem que pode mudar a sua vida financeiramente. Entretanto, ela tenta descobrir sobre si mesma e se todo o luxo realmente vale a pena.

O longa rendeu a Cate o primeiro Oscar na categoria de Melhor Atriz. Além disso, Blanchett também venceu no Globo de Ouro, BAFTA e outras premiações por seu papel no filme de Allen.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO