O longa “Marte Um“, de Gabriel Martins, foi eleito melhor filme nacional pela ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Para isto, os críticos brasileiros consideraram a obra muito significativa e de grande importância, além de ter sido o filme nacional mais comentado no segundo semestre de 2022.
A associação também definiu a produção britânica “Aftersun“, de Charlotte Wells, como o melhor filme internacional e a produção carioca “Fantasma Neon“, de Leonardo Martinelli, como o melhor curta-metragem.
Sobre ‘Marte Um’
O filme se passa numa periferia de Contagem, no estado de Minas Gerais, onde vive uma família negra de baixa renda, que tem suas expectativas de vidas frustradas após as eleições presidenciais de 2018. Porém, Deivid (Cícero Lucas) é um garoto que sonha em ser astrofísico e pretende participar de uma missão que tem como objetivo colonizar o Planeta Vermelho em 2030. Apesar de muitos verem que é difícil, ele não desistirá dos seus sonhos.
A produção nacional foi uma das mais aclamadas em 2022 e foi escolhida para representar o país no Oscar. Entretanto, não chegou a fazer parte dos 15 filmes pré-selecionados na premiação
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!