Nesta terça (24), conhecemos os indicados do Oscar deste ano. A categoria de Melhor Filme, a principal da noite, conta com dez produções concorrentes assim como nos anos anteriores.
Então, como o Oscar seleciona as produções lançadas no ano anterior da cerimônia, parte delas não são lançadas no resto do mundo simultaneamente. Um exemplo é “Tár“, que foi indicado em Melhor Filme mas a produção chega ao Brasil nesta semana.
Sendo o maior prêmio do cinema, muitos se perguntam: como assistir aos filmes indicados? Calma, vou ajudar. Por mais que a maior parte dos filmes indicados foram lançados nos EUA, podemos ver muitos deles em sites e streamings. Entretanto, alguns títulos não foram lançados digitalmente, mas você pode ter a oportunidade de assisti-los nas telonas.
Onde assistir aos indicados do Oscar em Melhor Filme
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
O filme dos Daniels, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é a campeã de indicações do Oscar, tendo 11 nomeações incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Atriz e Ator Coadjuvante. Seu lançamento ocorreu em junho do ano passado nos cinemas mundiais.
A trama segue Evelyn (Michelle Yeoh), uma imigrante asiática que trabalha em uma lavanderia e vê seu negócio fracassar. Além disso, ela corre perigo do seu relacionamento de anos chegar ao fim. E como se não bastasse as lutas da vida, ela terá de enfrentar Deirdre (Jamie Lee Curtis), uma auditora fiscal que pode salvar seus negócios. No entanto, Evelyn é chamada para enfrentar adentrar numa espécie de metaverso, para tentar salvar o mundo e impedir que uma criatura destrua as finas e incontáveis camadas do mundo invísivel.
Onde assistir: Prime Video *disponível em aluguel*
“Nada de Novo no Front”
O longa alemão “Nada de Novo no Front” é o vice-campeão de indicações ao Oscar que inclui Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Fotografia e Edição de Som. Dirigido por Lewis Milestone, seu lançamento ocorreu em setembro do ano passado.
Baseado na obra homônima de Erich Maria Remarque, o filme acompanha o adolescente Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller, que se alistam voluntariamente no exército alemão, motivados pelo patriotismo. No entanto, isso acaba quando eles vêem a realidade no front. Com o passar do tempo, ele e seus amigos começam a ver que a guerra é uma tragédia para os combatentes de ambos os lados.
Onde assistir: Netflix.
“Elvis”
Como em muitas edições, o Oscar indicava uma cinebiografia na categoria principal e neste ano não foi diferente. O longa “Elvis” de Baz Luhrmann preenche essa cota com gosto, concorrendo ao total de oito categorias que inclui Melhor Filme, Ator, Fotografia, Figurino e edição de som. Seu lançamento ocorreu em julho do ano passado.
O filme acompanha Elvis Presley, conhecido como o Rei do Rock e seu relacionamento complicado com Tom Parker, seu empresário a mais de 20 anos. A produção mostra os dois lados do artista: nos palcos e fora dele.
Onde assistir: HBO Max.
“Top Gun: Maverick”
A ação “Top Gun: Maverick” foi um sucesso em 2022, sendo o longa que mais arrecadou mundialmente, com cerca de US$ 1,8 bilhões em bilheterias. Agora, colhe os frutos sendo indicado no Oscar em categorias como Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Canção Original.
Sequência de “Top Gun: Ases Indomáveis” (1986), o recente filme traz Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), um piloto à moda antiga da marinha que coleciona condecorações, medalhas de combate, além de reconhecimentos pela quantidade de aviões abatidos nos últimos 30 anos. No entanto, os anos se passaram e a tecnologia avançou, influenciando até os aviões. Porém Pete prova que o fator humano ainda é essencial nesses meios.
Onde assistir: Globoplay.
“Avatar: O Caminho da Água”
O recente sucesso de James Cameron, “Avatar: O Caminho da Água” é sucesso nas bilheterias e premiações. No Oscar, o longa concorre em categorias como Melhor Filme, Design de Produção, Efeitos Visuais e Melhor Som.
A produção acompanha Jake Sully (Sam Worthington) que ao lado de Ney’tiri, forma uma família e com isso, eles resolvem explorar a região de Pandora. No entanto, uma ameaça ressurge e Jake terá que travar uma guerra difícil contra os humanos, a fim de salvar sua família e seu povo.
Onde assistir: Cinema. *verifique o cinema de sua cidade*
“Os Fabelmans”
Drama forte na concorrência, “Os Fabelmans” é um peso e tanto na temporada de premiações. Dirigido por Steven Spielberg, o longa concorre ao Oscar nas categorias como Melhor Filme, Direção, Roteiro Original e Trilha Sonora.
O filme acompanha Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle), um menino que após ver “The Greatest Show on Earth” nos cinemas, começa a se apaixonar pelo universo cinematográfico e deseja ser um cineasta no futuro. Então, ele se porta de equipamentos fotográficos e registra momentos de sua família, com um objetivo de fazer um filme próprio. No entanto, ele terá de lidar com possíveis conflitos familiares, mas isso não o impede de seguir seu sonho.
Onde assistir: Cinema *verificar o cinema de seu estado/cidade*
“Tár”
O longa de Todd Field, “Tár” foi super aclamado nos festivais, arrecadando prêmios nestes. No Oscar não foi diferente e concorre em categorias como Melhor Filme, Melhor Atriz, Direção, Roteiro Original e Fotografia. Seu lançamento ocorreu em outubro nos EUA.
O filme segue Lydia Tár (Cate Blanchett), a primeira regente/maestrina de uma grande orquestra alemã. Além disso, ela está prestes a ser uma das maiores, dentre tantos homens que dominam este meio. Entretanto, ela passa por grandes problemas que faz com que sua carreira possa ir por água abaixo.
Onde assistir: Cinema a partir de 26 de janeiro. *verifique o cinema de sua cidade/estado*
“Os Espíritos de Inisherin”
A produção irlandesa “Os Espíritos de Inisherin” se destaca no Oscar, concorrendo em nove categorias, entre eles Melhor Filme, Melhor Ator, Ator e Atriz Coadjuvante, Roteiro Original e Edição.
O longa se passa em 1923, durante a Guerra Civil Irlandesa e segue Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson), dois velhos amigos que se estranham no início do conflito. No entanto, Pádraic não se conforma com o que acontece e os dois criam uma rivalidade jamais vista no lugar.
Onde assistir: Cinema a partir de 2 de fevereiro *verifique o cinema de sua cidade/estado*
“Triângulo da Tristeza”
O vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2022, o drama “Triângulo da Tristeza” foi um sucesso nos festivais e agora é destaque no Oscar. O filme concorre em categorias como Melhor Filme, Direção e Roteiro Original.
Dirigido por Ruben Östlund, o filme acompanha Carl (Harris Dickinson) e Yaya (Charlbi Dean), um jovem casal que tentam ser influencers. Então, eles ganham uma viagem em um cruzeiro, sendo o único de classe média entre os ricos do lugar. Em uma noite, um trágico acidente ocorre no navio, onde eles são os únicos sobreviventes, acabando em uma ilha pacata. No entanto, a única pessoa que pode ajudar eles a sobreviver no local é uma faxineira do navio, capaz de pescar e fazer fogueiras. O longa aborda diversas questões sociais que fazem o espectador refletir.
Onde assistir: Cinema a partir de 16 de fevereiro. *verificar o cinema de sua cidade/estado*
Entre Mulheres
Com forte representatividade, “Entre Mulheres” é indicado ao Oscar Melhor Filme e Roteiro Adaptado. Dirigido por Sarah Polley, o lançamento do longa ocorreu em setembro no território norte-americano.
O longa traz a jornada de oito mulheres, que juntas, decidem fazer uma reunião secreta. No entanto, essas e outras mulheres vivem em uma colônia religiosa, onde são extremamente violentadas por homens que lhe dizem que demônios estão vindos para puni-las de seus pecados. Contudo, elas têm 48 horas para deliberarem entre si e decidir se devem lutar, fugir ou fazer nada.
Onde assistir: Cinema a partir de 2 de março. *verifique o cinema de sua cidade/estado*
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!