A atriz sul-africana Charlize Theron é uma das mais requisitadas da indústria hollywoodiana e impressiona os amantes do cinema com suas transformações em diversos trabalhos. Em 2003, ela cativou a atenção do público ao interpretar a serial killer Aileen Wuornos no filme “Monster”, dirigido por Patty Jenkins (Mulher Maravilha).
Para interpretar Wuornos na trama, Theron precisou passar por uma intensa transformação física. A atriz aderiu a uma dieta de batatas fritas – resultando a um ganho de 15 quilos – e maquiagens de látex, além de uma dentição que fizessem-a ser semelhante a Wuornos. Conhecida também por sucessos como “A Branca de Neve e o Caçador” (2012) e “Mad Max: A Estrada da Fúria” (2015), Charlize Theron também adotou os trejeitos de Aileen e se familiarizou bastante com eles fora do set.
“Ela é o oposto de mim. Tenho uma postura muito ruim e minha cabeça está sempre abaixada. Quando eu faço um ponto, costumo apertar os olhos. Aileen é como [ momentaneamente assume a postura de Aileen], cabeça para trás, ombros para trás, olhos grandes. O que aconteceu foi que quanto mais eu mergulhava na vida dela, mais percebia que tudo o que ela fazia fisicamente vinha de um lugar emocional”, disse Charlize em entrevista.
“Muitos cineastas dizem que atuo com a testa. Acho que você só tem aquele ponto no rosto onde tudo vai, e com ela estava tudo na boca. O que, novamente, não era eu; Mal movo a boca quando falo. Mas assim que comecei a usar próteses dentárias, que realmente baseamos nos dentes dela, por algum motivo isso simplesmente aconteceu […] Quero dizer, a maneira como ela entrou em um bar – quando entrei no Last Resort e vi os caras com quem ela estava saindo, parte de mim começou a ficar assim também. É apenas o seu entorno, sabe?”, acrescentou.
O esforço de Charlize Theron neste filme rendeu-lhe recompensas significativas
O efeito metamorfose de Theron em “Monster” lhe rendeu grandes frutos, como a aclamação da crítica na época. O crítico de cinema Roger Ebert escreveu: “O que Charlize Theron alcança em Monster de Patty Jenkins não é uma performance, mas uma personificação … [É] uma das maiores performances da história do cinema.”
Por seu trabalho no filme, Theron ganhou diversos prêmios, incluindo o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, um Globo de Ouro, Crítics Choice, SAG Awards e Oscar.
Desde a sua estreia no cinema, Charlize Theron traz performances em níveis surpreendentes. De fato, “Monster” está no topo de suas melhores atuações. Por último, você pode assistir ao filme que está disponível no Prime Video e no Max (antigo HBO Max).
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!