Nesta semana, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais anunciou a abertura de inscrições para a 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Séries e longas-metragens podem ser inscritos até o dia 15 de janeiro.
Ao todo, serão 29 prêmios entregues em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Todos os 15 longas-metragens deste ano indicados nas categorias de drama, comédia ou documentário concorrem ao prêmio de Melhor Filme pelo júri popular.
Para a inscrição, são necessários documentos como Certificado de Produto Brasileiro emitido pela Ancine, link para trailer do filme ou para episódio de série e frames da obra que representem a categoria indicada. Além disso, a empresa responsável deve possuir registro regular na Ancine.
Longas-metragens e séries podem ser inscritas por meio de formulários disponíveis no site da Academia. Após preenchimento do formulário, é necessário enviar documentos solicitados por e-mail especificado para completar a inscrição.
Confira o regulamento completo no site.
Sobre o Prêmio do Cinema Brasileiro
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, conhecido como Prêmio Grande Otelo, é o mais importante do audiovisual nacional.
Nele, já foram premiados nomes como Lázaro Ramos, Fernanda Montenegro, Tony Ramos, entre outros. Nos longas, aparecem produções como “Aquarius”, “Tropa de Elite 2” e “Cidade de Deus”.
Ainda não há detalhes sobre local e data da edição do evento em 2023.