A atriz norte-americana Jenna Ortega é um sucesso atualmente por conta da série Wandinha. Porém, ela estreou na atuação em 2012 e tem até a Disney em seu currículo. Nesta matéria, você vai conhecer sobre Jenna Ortega, a futura queridinha de Hollywood.
Jenna Marie Ortega nasceu em 27 de setembro de 2002, em Coachella Valley, no estado da Califórnia. Ela é a quarta de seis filhos, sendo seu pai de mexicanos-americanos e sua mãe tem ascendência mexicana e porto-riquenha.
Ortega tem interesse pela atuação desde os seis anos de idade e sua motivação para isso foi a atriz Dakota Fanning. Em entrevista, a intérprete da atual Wandinha se encantou com Fanning após assistir “Chamas da Vingança” (2004), e impressionada com a atuação da atriz mirim na época, teve o instinto de que seria a “Dakota Fanning porto-riquenha”.
Após brincar de ser atriz gravando alguns monólogos dos livros comprados por sua mãe, fez sua estreia como atriz em “CSI: NY”, no episódio “Unspoken”, interpretando Aimee Moore. Em 2013, viveu a filha do presidente na produção da Marvel “Homem de Ferro 3”. Logo em seguida, invadiu o terror “Sobrenatural: Capítulo 2”, onde foi Annie, um papel coadjuvante. Ambos os filmes foram sucessos de bilheteria.
Jenna Ortega e a Disney
Em 2016, Ortega estrelou “A irmã do Meio”, uma série de TV da Disney Channel. Nela, viveu Harley Diaz, sendo seu primeiro papel como principal. A série foi um sucesso e rendeu à atriz um prêmio Imagen Award, que premia personalidades latinas na indústria do entretenimento. “A Irmã do Meio” durou até 2018 no canal infantil.
Também em 2016, atuou como a voz da Princesa Isabel na série de animação “Elena of Avalor”, que lhe rendeu outro Imagen Award, em 2019. Foi a última produção da Disney em que Ortega trabalhou.
Jenna Ortega e o horror
Apesar de ter feito produções de comédias, a atriz ganhou reconhecimento nas obras de terror. Em 2019, viveu Ellie Alves nos dez episódios de “You”, série de suspense da Netflix. Já em 2021, estrelou “A Vida Depois”, com uma atuação pra lá de excelente, onde interpretou uma sobrevivente de um ataque a tiros em uma escola.
Em 2022, Jenna Ortega ganhou o apelido de nova queridinha do scream queen, começando pela atuação em “Pânico 5”, onde ganhou o prêmio de Melhor Performance Assustadora no MTV Movie Awards. Pouco tempo depois, apareceu em “666”, filme da banda Foo Fighters, sendo uma mulher atormentada por forças paranormais.
Antes de “Wandinha”, foi Lorraine no longa “X- A Marca da Morte” ao lado de Mia Goth, que é neta da atriz brasileira Maria Gladys. Foi a partir deste filme que a atriz começou a ganhar o olhar do público.
Em novembro, Jenna Ortega encarna a filha rebelde de Morticia e Gomez Addams na série “Wandinha”. A produção é sucesso atual da Netflix, sendo a terceira série mais vista da plataforma até o momento. Em entrevista ao The New York Times, ela contou que “fica preocupada” por ser rotulada como uma scream queen, mas que acha difícil recusar um roteiro de terror.
“O terror é muito terapêutico. Você grita como uma desesperada, algo que não tem a oportunidade de fazer em sua vida cotidiana, e assim ele se torna uma maneira de escavar todo aquele estresse desnecessário que você tem acumulado“, declarou a atriz.
Por seu papel na série, Jenna Ortega vem ganhando forças na web. No Instagram, a atriz já acumula mais de 25 milhões de seguidores, tendo mais de um milhão diariamente desde a estreia da produção de Tim Burton.