O cineasta norte-americano George Lucas, criador de obras cinematográficas como as franquias “Star Wars” e “Indiana Jones”, receberá a Palma de Ouro honorário no encerramento do Festival de Cannes este ano.
“No espaço de 40 anos, George Lucas construiu um império de Hollywood através dos nove capítulos da saga [Star Wars] — quatro dos quais ele mesmo dirigiu”, disse a organização do evento sobre o cineasta.
“George Lucas abrangeu tudo. Sua paixão incansável pela tecnologia o tornou um dos pioneiros da indústria de efeitos visuais. ele fundou a Industrial Light & Magic e ajudou a desenvolver muitas novas tecnologias visuais, incluindo a câmera assistida por computador”, continua. “No campo do som, ele contribuiu para a evolução do estéreo através de sua empresa THX. Ele também fundou o famoso estúdio de animação Pixar. Além disso, George Lucas é um produtor excepcional: além das três trilogias de Star Wars, ele está associado ao desenvolvimento de filmes míticos de o’utros diretores, desde Kagemusha de Akira Kurosawa até a saga Indiana Jones, que ele criou”, completou.
Em um comunicado [via THR], o diretor expressou gratidão pelo reconhecimento: “O Festival de Cannes sempre ocupou um lugar especial no meu coração. Fiquei surpreso e excitante quando meu primeiro filme, THX-1138, foi selecionado para ser exibido em um novo programa para diretores estreantes chamado Quinzena dos Realizadores”, relembra Lucas. “Desde então, voltei ao festival em diversas funções como escritor, diretor e produtor. Estou verdadeiramente honrado com este reconhecimento especial, que significa muito para mim”, finaliza.
O Festival de Cannes este ano, que terá júri presidido por Greta Gerwig, ocorrerá entre os dias 14 a 25 de maio.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!