Search
Close this search box.

Notícias > Ainda Estou Aqui | Saiba quais prêmios o filme conquistou até agora

Ainda Estou Aqui | Saiba quais prêmios o filme conquistou até agora

Quais prêmios "Ainda Estou Aqui" recebeu até agora. Foto: Divulgação.

“Ainda Estou Aqui”, filme brasileiro de Walter Salles (Central do Brasil), vem marcando presença nos festivais de cinema desta temporada e já coleciona diversos prêmios. Até o momento, a produção conta com cinco vitórias, e mais prêmios podem vir por aí! Mais adiante, você confere quais prêmios o filme conquistou até agora.

Baseado na obra homônima de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), que tem sua vida transformada após o desaparecimento de seu esposo, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), capturado por soldados que atuavam durante o regime militar no Brasil. Dona de casa, Eunice se reinventa e, anos depois, se torna uma ativista dos direitos humanos.

“Ainda Estou Aqui” estreou no Festival de Veneza em agosto deste ano, recebendo aplausos por quase 10 minutos. No evento, o filme conquistou três prêmios: Melhor Roteiro, Prêmio SIGNIS (concedido a filmes que promovem a dignidade humana, justiça e solidariedade) e o Green Drop Awards (prêmio atribuído ao filme que “melhor representa os valores da ecologia e do desenvolvimento sustentável”).

Recentemente, o filme conquistou o VIFF Audience Award, o prêmio do público no Festival Internacional de Vancouver, realizado no Canadá. A atriz Fernanda Torres será homenageada no Latino Cinema & Television, evento do Critics Choice Awards que celebra o cinema latino. Ela receberá o prêmio por sua performance em “Ainda Estou Aqui”, sendo este o primeiro prêmio por atuação que o longa recebe.

“Ainda Estou Aqui” concorrerá ao Oscar?

Em setembro, a Academia Brasileira de Cinema definiu “Ainda Estou Aqui” para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar 2025. É uma escolha acertada, visto que o Brasil está entre as apostas para concorrer na categoria.

Recentemente, o The Hollywood Reporter, um dos principais veículos internacionais, publicou suas previsões dos indicados ao Oscar do próximo ano, e o filme de Salles aparece bem posicionado em quatro categorias: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme. Isso gera muita expectativa, mas tudo dependerá do desempenho do longa nos festivais e da campanha organizada pela Sony Pictures.

Caso o filme seja indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, será a primeira vez de um título brasileiro na categoria desde 1999. O último filme brasileiro indicado na categoria foi “Central do Brasil”, também de Walter Salles, que acabou perdendo para “A Vida é Bela” (1997).

Por fim, “Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas brasileiros em 7 de novembro. Confira o trailer:

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO