Neste mês de outubro, apresentaremos matérias especiais sobre filmes de terror, afinal, é o mês do Halloween, e desta vez, mostraremos sete filmes do gênero que ganharam o Oscar.
O Oscar, a premiação mais prestigiada do cinema, nem sempre foi favorável ao gênero. Ao longo do tempo, vimos ótimos filmes de terror que trouxeram elementos impecáveis — desde o roteiro até a atuação —, mas que, mesmo assim, não ganharam a estatueta dourada. No entanto, alguns filmes conseguiram ultrapassar a visão tradicional da Academia sobre o gênero e conquistaram o prêmio mais cobiçado de Hollywood.
Nesta lista, exploraremos sete filmes de terror que levaram o Oscar para casa, provando que o gênero tem o seu lugar na indústria cinematográfica.
A Mosca (1986)
“A Mosca”, lançado em 1986, é um filme de terror e ficção científica dirigido por David Cronenberg. É considerado um dos melhores filmes body horror, subgênero do terror. O longa conta a história de um cientista que durante um dos seus experimentos acaba fundindo o seu DNA com o de uma mosca, iniciando uma perigosa mutação genética.
Aclamado pela crítica e pelo público, o filme conquistou o Oscar de Melhor Maquiagem em 1987, concorrendo com “Legend” (1985), de Ridley Scott.
Tubarão (1975)
“Tubarão”, lançado em 1975, é um dos maiores clássicos do gênero. Dirigido por Steven Spielberg, a trama se passa em uma praia que é aterrorizada pelo ataque de um descomunal tubarão branco. Com isso, a prefeitura não quer alertar os banhistas para não perder o movimento turístico. O xerife local pede ajuda a um especialista e um pescador para caçá-lo.
Sucesso de bilheteria, o filme de Spielberg venceu três Oscars: Melhor Edição, Melhor Banda Sonora e Melhor Som. Além disso, concorreu a categoria de Melhor Filme.
O Bebê de Rosemary (1968)
“O Bebê de Rosemary”, de 1968, conta com a direção de Roman Polanski. Baseado na obra homônima de Ira Levin, o filme acompanha um casal que decide se mudar para um prédio em Los Angeles. Rosemary, grávida, começa a presenciar acontecimentos estranhos envolvendo seus vizinhos e seu marido, Guy.
Considerado um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, “O Bebê de Rosemary” venceu o Oscar de Melhor Atriz para Ruth Gordon, que interpretou Minnie Castevet. O filme também concorreu na categoria Melhor Roteiro Adaptado.
A Profecia (1976)
“A Profecia”, lançado em 1976, é um dos filmes de terror mais marcantes da história. O longa conta a história de um diplomata americano que deseja ter um filho com sua esposa. Quando a mulher dá à luz a um bebê morto, um padre sugerem que eles adotem um recém-nascido saudável e órfão, e o marido aceita sem contar a mulher. No entanto, o que ele não sabe é que o bebê é o Anticristo.
O filme conquistou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e também concorreu em Melhor Canção Original.
Alien (1979)
“Alien” (1979) inovou no meio cinematográfico misturando o terror e ficção científica. O filme apresenta uma nave espacial que recebe um estranho sinal vindo de um asteróide. Enquanto uma equipe investiga o ocorrido, um dos tripulantes é atacado por uma misteriosa criatura. No entanto, o que parecia ser um ataque isolado transforma-se num terrível pesadelo.
A produção venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais e também concorreu na categoria de Melhor Direção de Arte.
O Silêncio dos Inocentes (1991)
“O Silêncio dos Inocentes”, lançado em 1991, acompanha Clarice Starling, uma agente do FBI que recebe a ajuda do encarcerado Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra e psicopata violento, para tentar encontrar um serial killer conhecido como Buffalo Bill.
O longa venceu nas cinco principais categorias do Oscar: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz para Jodie Foster, Melhor Ator para Anthony Hopkins, Melhor Diretor para Jonathan Demme e Melhor Filme.
Cisne Negro (2010)
“Cisne Negro”, lançado em 2010, é um terror psicológico dirigido por Darren Aronofsky. O filme gira em torno de Nina, uma bailarina que assim como todos de sua profissão, tem apreço pela arte. No entanto, quando ela é escolhida para protagonizar o balé do Lago dos Cisnes, sua vida altera radicalmente, afetando sua saúde física e mental.
O filme venceu o Oscar de Melhor Atriz (Natalie Portman) e também concorreu as categorias Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Direção e Melhor Filme.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!