Na indústria cinematográfica, sempre vemos boas parcerias entre diretores e atores, como, por exemplo, Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio, Quentin Tarantino e Samuel L. Jackson, Yorgos Lanthimos e Emma Stone. Porém, há uma dupla de tirar o fôlego que você nem precisa assistir ao filme para perceber que é uma baita produção: Christopher Nolan e Cillian Murphy.
Nolan e Murphy são parceiros há quase duas décadas e juntos fizeram seis filmes. Contudo, essa junção veio quando o diretor britânico estava buscando o elenco de “Batman Begins”, lançado em 2005. Em entrevista à IGN, o diretor de “Oppenheimer” comentou sobre a primeira vez que viu Cillian.
“A primeira vez que eu encontrei Cillian foi para uma audição em Batman Begins, eu estava procurando quem poderia interpretar o Batman, e vi uma fotografia dele tirada por Danny Boyle 28 dias depois. Fiquei impressionado com sua aparência, seus olhos incríveis e aquele olhar fixador.”
Christopher Nolan revelou que o conheceu em um jantar e teve a certeza de que ele não poderia ser o Bruce Wayne, mas sentiu que Murphy era alguém que ele queria muito poder trabalhar. No fim, a estrela de “Peaky Blinders” acabou pegando o papel de Jonathan Crane, conhecido como Espantalho, vilão de “Batman Begins”. Foi ali que Cillian se destacou fortemente, iniciando uma das mais belas parcerias do cinema.
Cillian Murphy é um excelente parceiro de trabalho para Nolan e demonstra que sempre estará a serviço do cineasta: “Sempre irei atrás de Chris, seja qual for o papel. Se ele me ligar, estarei lá. Ele, Paul Thomas Anderson e Quentin Tarantino são cineastas fantásticos que fazem trabalhos em grande escala”, disse o astro para a People.
Oppenheimer fortaleceu a parceria entre Christopher Nolan e Cillian Murphy
“Oppenheimer” marca o primeiro filme da dupla onde Murphy é o protagonista. E isso já estava nos planos do cineasta britânico.
Em conversa com Margot Robbie para a série Actors on Actors da Variety, Cillian Murphy contou que recebeu uma ligação do próprio Nolan para interpretar dar vida ao pai da bomba atômica.
“Emma Thomas, a esposa dele e também produtora, me ligou já que Chris não tem telefone. Então, ela passou para o Chris, e ele em seu jeito britânico muito discreto disse: ‘Estou fazendo um filme de Oppenheimer e gostaria que você fizesse o papel’. Eu tinha acabado de terminar algo e estava sem fazer nada. Percebi que era diferente dos trabalhos que fiz com ele, porque era a história de vida de Oppenheimer”, declarou.
“E então, quando ele me deu o roteiro, foi escrito em primeira pessoa, que eu nunca tinha lido antes. E então ficou muito claro que ele queria que fosse uma narrativa verdadeiramente subjetiva. Isso aumentou meu sentimento de “Oh, po**a! Isso é muito importante!”, acrescentou.
Lançado em julho do ano passado, “Oppenheimer” surpreendeu a muitos, superando US$ 952 milhões em todo o globo. O filme rendeu muitos prêmios a dupla, incluindo Globo de Ouro, BAFTA e Oscars.
Por fim, você pode conferir a recente parceria de Christopher Nolan e Cillian Murphy em “Oppenheimer” disponível no Prime Video.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!