Body horror ou biological horror (em português, horror corporal ou terror corporal) é um subgênero do terror que foca na transformação ou mutilação do corpo humano. Esse subgênero explora medos relacionados ao corpo, como doenças, conformidades e descontrole psicológico. O cineasta David Cronenberg é considerado um pioneiro nessa vertente, sempre explorando as transformações físicas em seus filmes.
Recentemente, o body horror ganhou destaque com o lançamento de “A Substância”, que marca o retorno triunfal de Demi Moore às telonas. Na trama, Moore interpreta Elizabeth, uma famosa apresentadora de aeróbica que é demitida devido à idade. Inconformada com a situação, ela recorre a uma substância oferecida por um laboratório com o objetivo de rejuvenescer e retomar sua vida. Contudo, a incessante busca pela perfeição acaba lhe custando caro. A produção conquistou aclamação da crítica e venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes.
Aproveitando o lançamento do filme, separamos cinco produções que ajudam a aprofundar o conhecimento sobre o body horror. Todas estão disponíveis no streaming; vamos lá!
A Mosca (1986)
Como mencionado, David Cronenberg é um ícone do body horror, e não há como começar esta lista sem seu filme “A Mosca”. Lançado em 1986, ele conta a história de Seth, um brilhante e excêntrico cientista que trabalha na construção de um dispositivo de teletransporte. Ao testar o equipamento em si mesmo, uma mosca entra no dispositivo, e seu DNA se funde com o do inseto, dando início a uma perigosa mutação genética.
Direção: David Cronenberg
Elenco: Jeff Goldblum, Geena Davis, John Getz e participação de Cronenberg.
Onde assistir: Disney+.
A Pele Que Habito (2011)
“A Pele Que Habito”, lançado em 2011, acompanha Roberto Ledgard, um médico atormentado pela morte de sua esposa, que morreu queimada em um acidente. Então, ele decide criar uma pele sintética resistente a qualquer tipo de dano e busca uma cobaia humana para realizar os testes.
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes, Roberto Álamo, entre outros
Onde assistir: Max.
Sob a Pele (2013)
“Sob a Pele”, thriller lançado em 2013, apresenta uma mulher misteriosa que chega à Terra e começa a percorrer estradas e paisagens vazias, seduzindo homens solitários que encontra em seu caminho. No entanto, ninguém imagina que sob sua pele se esconde uma perigosa alienígena que pode acabar com suas vidas para cumprir os desejos de sua espécie.
Direção: Jonathan Glazer
Elenco: Scarlett Johansson, Jeremy McWilliams, Lynsey Taylor Mackay, entre outros.
Onde assistir: Max.
Aniquilação (2018)
“Aniquilação” (2018) segue Lena, uma bióloga que se junta a uma expedição secreta com outras mulheres em uma região misteriosa, conhecida como Área X. Lá, ela precisa lidar com uma contaminação, um animal mortal e ainda procura por pistas de colegas que desapareceram, incluindo o seu marido.
Direção: Alex Garland
Elenco: Natalie Portman, Oscar Isaac, Tessa Thompson, Gina Rodriguez, entre outros
Onde assistir: Netflix.
Titane (2021)
“Titane”, terror lançado em 2021, acompanha Alexia, uma jovem dançarina que, após um acidente de carro, teve uma placa de metal implantada em seu cérebro. O que pareceu ser um experimento tranquilo transforma a vida dela em caos, quando ela percebe que o implante provoca instintos assassinos.
Direção: Julia Ducournau
Elenco: Agathe Rouselle, Vincent Lindon, Garance Marillier, Dominique Frot, entre outros
Onde assistir: MUBI.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!