Recentemente, tivemos dois grandes festivais cinematográficos em um curto período: Veneza e Toronto. Ambos os eventos exibiram filmes incríveis, mas um se destacou amplamente: “Anora”. A produção conquistou a aclamação dos críticos e vem sendo uma grande aposta para o Oscar 2025.
o filme conta a história de Anora/Ani (interpretada por Mikey Madison), uma profissional do sexo que trabalha nas ruas do Brooklyn. Ela se apaixona pelo filho de um oligarca russo e acaba se casando. No entanto, seu conto de fadas pode ir por água abaixo quando os pais dele descobrem a notícia e decidem ir a Nova Iorque para acabar com o casamento.
O longa de Baker ganhou a atenção do público após vencer a Palma de Ouro, o maior prêmio do Festival de Cannes. A produção conta com 97% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, e a maioria das avaliações elogia tanto o trabalho de Baker quanto a performance de Mikey Madison, que se destacou em filmes como “Era Uma Vez em Hollywood” (2019) e “Pânico 5” (2022).
Anora: O que dizem os críticos?
Como mencionado anteriormente, o filme de Sean Baker conquistou a aclamação positiva da crítica, o que ajuda bastante na corrida da próxima temporada de prêmios. Abaixo, destacamos algumas avaliações dos principais veículos internacionais:
Damon Wise, do Deadline, escreveu: “A grande estrela do espetáculo é a destemida Mikey Madison, que se entrega de corpo e alma ao papel de Ani, uma personagem desorientada e confusa”.
David Rooney, do The Hollywood Reporter, destacou: “[Anora] é uma obra muito satisfatória, abordando com habilidade questões de classe, privilégio e desigualdade econômica. O diretor mantém firmemente seu papel de cronista das vidas complexas de uma classe social americana frequentemente invisível”.
Mauren Lee Lenker, da Entertainment Weekly, comentou: “Em Madison, Baker encontrou um canal perfeito para seus ideais, fazendo de Anora o ápice dos temas que dominaram seus trabalhos durante anos.”
Lex Bricuso, da IGN, escreveu: “Baker vai direto ao coração das emoções — e, graças à sua ousadia como cineasta, este filme, o melhor de sua carreira, em toda a sua grandiosidade esmagadora e caótica, exige ser vivido intensamente.”
Brittany Patrice Witherspoon, do Screen Rant afirmou: “Anora é uma adorável história de alguém que passou da miséria à riqueza, repleta de caos, hilaridade, obscenidade e uma atuação estupenda de Mikey Madison.”
Anora: Quando estreia no Brasil?
“Anora“ será distribuído pela Universal Pictures nos cinemas brasileiros e não vai demorar muito para chegar às telonas. De acordo com o estúdio, a produção estreia no país em 31 de outubro deste ano. Antes disso, o longa fará parte da 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontecerá entre os dias 17 e 30 do mesmo mês.
Assista ao trailer do filme:
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!