Search
Close this search box.

Notícias > Festival de Veneza 2024: Veja quais filmes brasileiros estão confirmados no evento

Festival de Veneza 2024: Veja quais filmes brasileiros estão confirmados no evento

Festival de Veneza 2024: Filmes brasileiros confirmados no evento. Foto: Divulgação.

O Festival de Veneza 2024 começou nesta quarta-feira (28). O evento é um dos “Três Grandes” festivais de cinema, ao lado do Festival de Cannes e do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Realizado anualmente em Veneza, na Itália, o festival chega à sua 81ª edição este ano e apresenta muitos filmes aguardados, incluindo produções brasileiras.

Este ano, 21 filmes estão competindo pelo Leão de Ouro, o principal prêmio do festival. Entre eles, o drama “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles (Central do Brasil), é o único título brasileiro na competição. Ele se destaca ao lado de obras de cineastas renomados como Pedro Almodóvar, Luca Guadagnino e Pablo Larraín. Além disso, o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho (Bacurau) e a atriz brasileira Bárbara Paz (Babenco) estão entre os jurados do evento este ano.

Confira abaixo os filmes brasileiros que serão exibidos na 81ª edição do Festival de Veneza:

Ainda Estou Aqui

Inspirado na obra homônima de Marcelo Rubens Paiva, o filme se passa no Rio de Janeiro da década de 1970 e conta a história da Família Paiva. A trama foca na luta de Eunice Paiva para mudar a própria vida e a de seus filhos quando seu esposo, Rubens Paiva, é levado de casa pelos soldados do regime militar.

O longa conta com um elenco que inclui Fernanda Torres (Tapas & Beijos), Maeve Jinkings (Aquarius), Antonio Saboia (Bacurau), Selton Mello (O Auto da Compadecida), Fernanda Montenegro (Central do Brasil), entre outros.

Apocalipse nos Trópicos

"Apocalipse nos Trópicos", documentário de Petra Costa, que será exibido no Festival de Veneza. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

“Apocalipse nos Trópicos” é um documentário dirigido por Petra Costa, conhecida por títulos como “Olhos de Ressaca” (2009) e “Democracia em Vertigem” (2019). De acordo com a sinopse, o mais novo projeto da cineasta “investiga a descida do Brasil ao fundamentalismo religioso durante a pandemia de Covid-19 e a liderança do presidente Bolsonaro.”

Minha Mãe é uma Vaca

Minha Mãe é uma Vaca, curta que será exibido no Festival de Veneza 2024. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O curta-metragem brasileiro “Minha Mãe é uma Vaca”, dirigido por Moara Passoni, está competindo na mostra Orizzonti. A trama segue Mia, uma garota de 12 anos, que é deixada pela mãe em um ônibus rumo ao Pantanal, onde enfrenta uma queimada.

A Hora e a Vez de Augusto Matraga

Adaptação da obra homônima de Guimarães Rosa, o filme brasileiro lançado em 2011 conta a história de Augusto Matraga, que é encontrado com má condições por um casal. Cuidado e completamente transformado, ele deixa o local após cinco anos, decidido em confrontar o seu passado. O filme, dirigido por Vinicius Coimbra, será exibido na mostra Veneza Clássicos.

40 Dias Sem o Sol

“40 Dias Sem o Sol”, de João Carlos Furia, é uma animação brasileira em realidade virtual que faz parte da seção Venezia Imersiva. A partir da perspectiva de uma criança, o público acompanha a jornada emocional de uma família quando a mãe sofre um aborto espontâneo.

Por fim, o Festival de Veneza este ano segue até o dia 7 de setembro.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O melhor canal de Nóticias

siga-nos

blog.hiperion@gmail.com

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO