Quando Francis Ford Coppola conheceu o livro “O Poderoso Chefão“, de Mario Puzo, logo se interessou em adaptar a obra para as telonas. E, como em qualquer filme dirigido por ele, o drama gangster enfrentou obstáculos, principalmente no que diz respeito à escala de um grande nome de Hollywood: Marlon Brando.
Naquela época, Brando, com seus quarenta e poucos anos, era uma estrela em ascensão e havia estrelado filmes como “Um Bonde Chamado Desejo” (1951) e “Sindicato de Ladrões” (1954). A atuação de Brando em ambos os filmes chamou a atenção de Coppola, que desejava tê-lo no papel de Vito Corleone em sua produção. No entanto, a Paramount Pictures se opôs ao pedido de Coppola, pois o astro tinha a reputação de ser uma pessoa “complicada” e, após uma série de fracassos recentes do ator, o estúdio acreditava que ele poderia atrasar a produção.
Tanto Coppola quanto Puzo queriam Marlon Brando no papel de Vito Corleone, e Brando também desejava interpretá-lo. Assim, o ator se submeteu a um teste de tela sem exigir pagamento adiantado e prometeu compensar o estúdio caso sua atuação causasse problemas na produção. Durante o teste de tela, Brando surpreendeu a todos. Para se preparar, ele soltou o cabelo e usou tinta de sapatos para alisar e prender os fios para trás. Além disso, colocou papel toalha na boca para criar bochechas mais cheias e desenvolveu uma voz fraca e murmurejante, atendendo as características de Corleone. O ápice do teste ocorreu quando Brando recebeu um telefonema e atendeu sem abandonar o personagem, o que convenceu a Paramount a aceitar a escala do astro.
“O Poderoso Chefão” consagrou Marlon Brando como um dos grandes atores de Hollywood
Ao estrelar “O Poderoso Chefão” (The Godfather, título original), Marlon Brando alcançou o ponto mais alto de sua carreira, consagrando-se como um dos grandes atores de sua geração. Sua performance conquistou a crítica e o público, que elegeram Vito Corleone como um dos personagens mais icônicos do cinema.
Após o lançamento do filme, Brando se tornou um dos atores mais bem pagos de Hollywood e estampou as capas de revistas como Time, Rolling Stone, Vogue, entre outras. Em 1973, Brando venceu em premiações, incluindo o Globo de Ouro e Oscar.
Por fim, você pode assistir ou rever Marlon Brando em “O Poderoso Chefão” através das plataformas Netflix e Paramount+.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!