“Alien”, clássico do cineasta britânico Ridley Scott, estreou em 1979, tornando-se um sucesso e inovando no meio cinematográfico ao combinar ficção científica e terror. Devido ao sucesso, o filme ganhou sequências e logo se tornou uma das maiores franquias do cinema, contando com oito filmes até então.
Este ano, a franquia retorna com mais uma grande produção. Intitulado “Alien: Romulus”, o filme se passa entre os eventos de “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979) e “Aliens, o Resgate” (1986). A trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventura nas profundezas de uma estação espacial abandonada, onde descobrem uma forma de vida aterrorizante que os força a lutar pela sobrevivência. Sob a direção de Fede Alvarez (A Morte do Demônio), o filme conta com o elenco que inclui Cailee Spaeny (Guerra Civil), Isabela Merced (Madame Teia) e Archie Renaux (Sombra e Ossos).
Aproveitando o lançamento do filme nesta quinta-feira (15) nos cinemas brasileiros, selecionamos cinco curiosidades interessantes sobre a franquia Alien. Confira abaixo:
Ridley Scott não foi a primeira escolha para a direção
Embora Ridley Scott tenha feito um excelente trabalho ao dirigir “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979), ele não foi a primeira escolha para a função. Antes disso, Scott havia dirigido apenas um longa-metragem, intitulado “Os Duelistas”, lançado em 1977. Com isso, os produtores consideraram alguns diretores – incluindo Walter Hill (48 Horas) e Peter Yates (Don Quixote) – antes de Scott aceitar a oferta.
Alien mudou a vida de Sigourney Weaver
A atriz Sigourney Weaver fez história ao interpretar Ellen Ripley no primeiro filme da franquia. Antes de estrelar, ela era relativamente desconhecida em Hollywood e a produção de Ridley Scott mudou a sua vida. Antes de ser considerada, nomes como Veronica Cartwright (que participa do filme), Genevieive Bujold, Helen Mirren e Meryl Streep também fizeram testes para o papel, porém Weaver levou a melhor.
Outro nome
Quando o roteirista Dan O’Bannon estava elaborando o roteiro do filme de 1979, ele tinha um título provisório para o filme: “Star Beast” (Monstro Estelar, em tradução livre). Então, ele lutou para encontrar um título apropriado até que em uma reunião com a equipe, alguém mencionou a palavra “Alien”, que o inspirou. Logo, O’Bannon escolheu o termo por ser mais simples e direto.
Inspiração em filmes icônicos
Para dirigir “Alien” (1979), Ridley Scott se inspirou em outros filmes icônicos. “Star Wars” influenciou na criação do figurino e design da nave, enquanto “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968) influenciou na criação do visual. Já “O Massacre da Serra Elétrica” (1974) influenciou na elaboração das cenas de violência e tensão.
Reconhecimento em premiações
A franquia “Alien” conquistou a aclamação da crítica e do público, rendendo indicações a grandes prêmios. O segundo filme, lançado em 1986, se destacou amplamente, recebendo sete indicações ao Oscar e vencendo duas delas: Melhores Efeitos Especiais e Edição de Som. No Saturn Awards de 1987, o filme foi recordista de vitórias, vencendo oito de onze categorias, incluindo Melhor Atriz para Sigourney Weaver, Melhor Diretor para James Cameron e Melhor Filme – Ficção Científica.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!