Quando se trata de tragédias teatrais, poucas obras têm o mesmo impacto duradouro que “Hamlet”, a icônica peça do inglês William Shakespeare. Escrito no início do século XVI, este drama complexo e profundo encanta e intriga públicos de todas as gerações.
Ambientada na Dinamarca, a obra de Shakespeare reconta a história do Príncipe Hamlet, que encontra-se devastado com a morte de seu pai, o rei. Quando o fantasma de seu pai aparece e revela que foi assassinado pelo próprio irmão, que se tornou o novo rei, Hamlet decide buscar vingança.
Explorando temas como traição, loucura e a complexidade da natureza humana, a obra é repleta de aspectos fascinantes. Agora, vamos explorar seis curiosidades que abrilhantam essa peça!
Hamlet é a peça mais longa de William Shakespeare
Além de ser uma das mais icônicas de William Shakespeare, “Hamlet” também é a peça mais longa do dramaturgo inglês, tendo cerca de 4.042 linhas. Em comparação, sua peça mais curta, “A Comedy of Errors”, tem menos da metade das linhas de Hamlet, com cerca de 1.787 linhas.
Duas versões
Existem duas versões publicadas autorizadas de “Hamlet”. O “Second Quarto” (Q1), publicado durante a vida de Shakespeare e a versão impressa “First Folio (F1)”, publicado postumamente. Cada versão contém passagens que estão ausentes na outra Se a peça fosse produzida incluindo as falas de ambas as versões, o drama ultrapassaria as quatro horas de duração.
William Shakespeare supostamente atuou na peça
Embora não haja evidências concretas da atuação de Shakespeare em “Hamlet”, o fato de ele ser também ator em sua companhia de teatro sugere que ele pode ter desempenhado papéis em suas próprias obras. Nicholas Rowe, o primeiro biógrafo de Shakespeare, afirmou que o dramaturgo interpretou o fantasma na peça, considerando isso o “auge de sua performance”.
Expressões famosas
Além da icônica frase “Ser ou não ser, eis a questão”, outras expressões que conhecemos hoje vêm da obra de Shakespeare. Frases como “Seja fiel a si mesmo”, “Há método na loucura” e “O resto é silêncio” são oriundas da peça.
Hamlet tem mais falas que qualquer outro personagem de Shakespeare
Hamlet tem mais falas que qualquer outro personagem das obras de William Shakespeare, totalizando 1.506 falas. Os mais próximos são Otelo, com 1.088, e Henrique V, com 1.031.
Inspiração em obra infantil?
A tragédia de Shakespeare não só inspirou outras obras teatrais como também cinematográficas. Há especulações de que “O Rei Leão”, clássico da Disney lançado em 1994, é baseado, pelo menos em parte, na obra shakesperiana. Ambas as histórias apresentam um pai assassinado pelo próprio irmão e um príncipe destituído de seu trono, além da aparição de um fantasma para ajudar na busca por justiça.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!