A atriz e produtora australiana Nicole Kidman é uma das figuras mais influentes na indústria hollywoodiana. Tendo mais de trinta anos de carreira, atuou em muitas produções cinematográficas, televisivas e teatrais. Embora seus papéis sejam variados, muitos trouxeram desafios significativos, como o caso da personagem Virginia Woolf de “As Horas”.
Atenção: Essa matéria contém discussões sobre depressão e trauma psicológico, o que pode ser perturbador para alguns leitores. Se você se sentir desconfortável, recomendamos que interrompa a leitura e feche a página imediatamente. Precisando de ajuda, ligue para o Centro de Valorização da Vida: 188.
Em “As Horas”, lançado em 2002, Kidman interpretou Virginia Woolf, uma influente escritora e ensaísta britânica do século XX. Sua vida foi marcada por problemas mentais, incluindo depressão grave. Embora Kidman tenha recebido o Oscar por sua interpretação, ela revelou que “não estava em seu próprio corpo” enquanto viveu a personagem, e comentou sobre a cena em que Woolf se afoga em um rio.
“Não sei se alguma vez pensei no perigo [da cena], acho que estava tão imersa nela”, disse Kidman em entrevista ao This Cultural Life da BBC Radio (Via ABC News). “Quero dizer, coloquei as pedras em meu bolso e entrei no rio. Repetidamente. Provavelmente eu não considero o perigo o suficiente. Eu acho que estava em um lugar próprio naquela época que era afastado, deprimido, não estava em meu próprio corpo. Então a ideia de Virginia se manifestando em mim me fez sentir como se estivesse em condições para que isso acontecesse”, acrescentou.
A atriz também revelou que o diretor do filme, Stephen Daldry, estava ciente de seu quadro depressivo e foi cuidadoso durante as filmagens. “Eu estava aberta para entender tudo isso, o que considero a beleza da vida como atriz. Chega um ponto que você pensa: ‘Ah! Agora tenho tantas experiências”, declarou. Kidman.
Sobre “As Horas”, filme estrelado por Nicole Kidman
“As Horas” (2002) acompanha três mulheres de gerações diferentes cuja vidas são entrelaçadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923, vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma depressão profunda. Em 1949, vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles e planeja uma festa de aniversário para o seu filho e não para de ler o livro. Nos dias atuais, vive Clarice, uma editora de livros que vive em Nova Iorque e prepara uma festa para Richard, seu amigo literário que sofre de AIDS.
O filme conquistou a aclamação da crítica, obtendo 80% de aprovação no Rotten Tomatoes, baseado em 196 avaliações dos críticos. Por parte do público, a aprovação é de 84%, acompanhada de mais de 50 mil avaliações.
Dirigido por Stephen Daldry, o filme reúne atores como Kidman, Juliane Moore, Meryl Streep, Ed Harris, Allison Janney, Claire Danes, entre outros.
“As Horas” está disponível para compra e aluguel nas plataformas Prime Video e Apple TV.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!