Em seus vinte anos de carreira, o ator norte-americano Evan Peters estrelou diversos projetos tanto na TV quanto nos cinemas. Seus trabalhos incluem títulos como as séries “American Horror Story”, “Mary of Easttown” e filmes como “Kick-Ass” (2010) e “X-Men: Apocalypse” (2016).
Apesar de ter um currículo extenso, Peters chama a atenção do público por interpretar personagens insanos, como Tate Langdon, de “American Horror Story: Murder House” (2011), série criada e dirigida por Ryan Murphy. Na série, o astro trabalhou em nove temporadas não consecutivas, onde a maioria de seus personagens eram vilões. Em 2022, ele repetiu a parceria com Murphy em uma série que marcaria sua carreira para sempre: “Dahmer”.
Em “Dahmer – Monster: The Jeffrey Dahmer Story”, Evan Peters interpretou o serial killer Jeffrey Dahmer, que assassinou dezessete rapazes entre os anos 1978 e 1991. Foi um dos criminosos mais insanos dos Estados Unidos, condenado a mais de 900 anos de prisão. Entretanto, ele acabou morrendo vítima de espancamento por parte de um colega de cela.
Para interpretar o criminoso, o ator se preparou fisicamente e mentalmente por cerca de sete meses. Inicialmente, ele recorreu a entrevistas do assassino para entender o personagem e capturar a essência dele. “Assisti a todas as filmagens que pude encontrar, as entrevistas [de Stone Phillips], [do] tribunal, e meio que estudei como ele se movimentava. Ele tinha as costas bem retas. Ele não movia os braços quando andava”, disse o ator em entrevista ao Tudum.
Para trabalhar na postura de Dahmer, Peters usou de pesos de chumbo em volta das mãos. “Era importante para mim entender como isso era”, disse. “No começo eu usava o guarda-roupa: sapato, calça jeans e óculos. Eu tinha cigarro na mão o tempo todo, apenas tentando obter uma segunda natureza externa, para que eu não ficasse pensando nisso enquanto estávamos filmando”, completou.
Evan Peters como Dahmer assustou até seus colegas
Além de se dedicar ao personagem por meses, Peters carregou o fardo por um bom tempo e teve poucas oportunidades de se relacionar com seus colegas, como a atriz Niecy Nash.
Nash, que interpreta a vizinha de Dahmer, Glenda Cleveland, disse ter ficado desapontada com o distanciamento de Peters. “Não nos conectamos de forma alguma durante as filmagens. E no começo, eu me senti de uma forma porque pensava: ‘Bem, quem não gosta de mim? Eu sou uma mulher muito simpática”, brincou. “E então eu percebi, fiquei tipo: ‘Oh, esse é o processo dele. Eu sinto muito.”
Apesar disso, ela deu um grande conselho ao ator. “Eu disse a Evan o que ela [avó de Nash] sempre dizia: ‘Aguente firme até você ter o suficiente. E quando você tiver o suficiente, continue aguentando firme. Ela costumava dizer: Ela costumava dizer: “Levante-se, continue em frente e nunca mostre o que você está passando.”
A comédia como solução para livrar Peters de Dahmer
O método de Peters para interpretar Dahmer acabou preocupando toda a equipe e elenco da série, visto que ele mergulhou totalmente no personagem. Para se desvencilhar de Dahmer, o astro assistiu a produções de comédia, como o filme “Quase Irmãos” (2008) que coincidentemente, o ator Richard Jenkins, que interpreta o pai de Dahmer na série de Ryan Murphy, estrela.
“Coloquei tanta negatividade e escuridão para retratar o personagem, que pensei: ‘Ok, quando tudo isso tiver pronto e ir embora, tenho que voltar para a luz e começar a me encher de comédias, romance e coisas assim”, revelou Peters.
Após o intenso trabalho no seriado de Murphy, Evan Peters não quer saber de personagens obscuros. Em 2023, ele deu a voz ao personagem Simon em “Wish”, uma animação que celebrou os 100 anos dos Estúdios Disney. Além disso, ele tem projetos futuros, também interpretando personagens comuns, como “Tron 3”, previsto para 2025 e há rumores de sua presença em “Velozes e Furiosos 11”, com estreia prevista para 2026.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!