Em 2012, a HBO lançou “Veep”, uma série de comédia que se tornou um dos maiores sucessos até o final da década passada. Cinco anos após o término, a produção voltou a dominar a internet, ganhando novos telespectadores e fazendo a frase “a vida imita a arte”, dita por Oscar Wilde, parecer especialmente pertinente. Mas por que isso aconteceu?
A série, que tem a política como tema central, está diretamente relacionada ao contexto político atual dos Estados Unidos. Há uma semana, o presidente Joe Biden anunciou sua desistência de concorrer à reeleição para um segundo mandato, direcionando seu apoio à Kamala Harris, atual vice-presidente do país. Esse anúncio fez com que os usuários das redes sociais começassem a comentar sobre a situação, compartilhando cenas do seriado protagonizado por Julia Louis-Dreyfus.
Uma das cenas que viralizou é do episódio final da segunda temporada, exibido em 2013. Nela, a vice-presidente Selina Meyer (personagem de Dreyfus) descobre que o presidente (que nunca apareceu na série) se retira da chapa e não concorrerá ao segundo mandato, oferecendo a chance de ela mesma concorrer ao cargo. Ela informa a novidade à sua equipe, que imediatamente inicia os planos de campanha para ocupar o Salão Oval.

De acordo com dados divulgados nesta semana (via CBS News), a série obteve no Max um aumento de 353% de audiência no dia do anúncio de Biden. Além disso, a produção registrou 2,2 milhões de minutos assistidos na segunda-feira (22), em comparação aos 486 mil minutos do dia anterior.
David Mandel, que atuou como showrunner da série a partir da terceira temporada, acha a situação bem divertida. “A política parece divertida novamente”, disse Mandel em entrevista ao THR. “Eu não acordo com medo de olhar as notícias. Eu acordo me perguntando o que está acontecendo. Quanto dinheiro Kamala Harris arrecadou até agora? De repente, as coisas parecem agradáveis”, completou.
Mandel acrescenta: “Quanto mais louca a política fica, mais ‘Veep’ se mantém!”. Com muitas pessoas demonstrando interesse em reassistir a série ou vê-la pela primeira vez, ele incentiva: “Vá para a primeira temporada — e assine o Max!”
Sobre Veep

“Veep” acompanha a senadora Selina Meyer (Julia Louis-Dreyfus), que integra a chapa vencedora da eleição presidencial norte-americana e assume a vice-presidência dos Estados Unidos. Ela então descobre que o trabalho está longe do que imaginava e terá que lidar com a imprensa e com os constantes jogos de poder.
Inspirada no filme britânico “In the Loop”, a série conquistou a aclamação da crítica, rendendo 93% de aprovação no Rotten Tomatoes. Além disso, ganhou três Emmys de Melhor Série de Comédia, enquanto Julia Louis-Dreyfus venceu a premiação na categoria Melhor Atriz em Série de Comédia por seis vezes consecutivas, entre 2012 e 2017.
Criada por Armando Iannucci e Simon Blackwell, a série conta com um elenco composto por Julia Louis-Dreyfus, Tony Hale, Anna Chlumsky, Reid Scott, Clea DuVall, Hugh Laurie, entre outros.
Por fim, todas as temporadas de “Veep” estão disponíveis no canal de streaming Max.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!