Search
Close this search box.

Notícias > Les Misérables | Descubra os fatos interessantes sobre um dos espetáculos de grande sucesso mundial

Les Misérables | Descubra os fatos interessantes sobre um dos espetáculos de grande sucesso mundial

Seis curiosidades sobre "Les Misérables". Foto: Reprodução.

Atenção, amantes das artes cênicas! Estamos aqui para falar sobre um dos espetáculos mais famosos e encenados no mundo todo: “Les Misérables”. Com mais de 40 anos de existência, o musical é repleto de fatos interessantes, que revelam a grandeza desta obra-prima em forma teatral.

“Les Misérables”, também conhecido como “Les Mis” ou “Les Miz” é um musical francês composto por Claude Michael Schönberg, em 1980. Baseado no romance homônimo de Victor Hugo, a obra se passa na França do século 19 e acompanha o ex-prisioneiro Jean Valjean, que é perseguido por décadas pelo policial Javert por ter violado sua liberdade condicional. No entanto, ele busca rendimir pelo seu passado e decide lutar para salvar e acolher a filha da prostituta Fantine.

O espetáculo, iniciado na França, conquistou milhões de fãs e ganhou versões em diversas partes do mundo, tornando-se um sucesso comparável junto a peças como “Hamlet”, “O Fantasma da Ópera” e “O Mágico de Oz”.

Agora, mergulhe nos bastidores deste espetáculo conferindo seis fatos interessantes:

Les Misérables conquistou o público imediatamente

Les Misérables em exibição no West End. Foto: Johan Persson.
Les Misérables em exibição no West End. Foto: Johan Persson.

Assim que estreou no West End, em Londres, no ano de 1985, “Les Misérables” não obteve a aprovação da crítica, que desaprovou o show. Por outro lado, o público se apaixonou pelo espetáculo, vendendo mais de 5 mil ingressos em 24 horas. Desde então, o show tem atraído mais público tanto dentro e fora da Inglaterra, rendendo muitos prêmios.

O personagem Jean Valjean é baseado em um criminoso da vida real

Jean Valjean em versão de Les Misérables na Broadway. Foto: IMDb.
Jean Valjean em versão de Les Misérables na Broadway. Foto: IMDb.

Jean Valjean, um dos personagens mais icônicos do espetáculo, é inspirado na história real de Eugène François Vidocq, um criminoso francês que se tornou detetive particular. Victor Hugo se baseou na transformação de Vidocq e incorporou elementos de sua vida ao personagem.

Equipe imensa

“Les Misérables” também chama atenção pela sua grande equipe. Aproximadamente 101 pessoas estão diretamente envolvidas em cada apresentação. Desses, mais de 30 fazem parte do elenco, enquanto o restante atua em funções como gerentes de palco, operadores de luz e som, figurinistas, gerentes, entre outros.

Figurinos

Fantine, personagem de Les Misérables. Foto: Matthew Murphy.
Fantine, personagem de Les Misérables. Foto: Matthew Murphy.

O musical conta com mais de 2.000 itens de fantasias, acessórios, sapatos e chapéus, com cerca de 10 trocas de figurinos por show. Além disso, há cerca de 103 perucas feitas de cabelo humano. A peruca da personagem Fantine é a mais cara, custando três mil libras, equivalente a mais de R$ 20 mil.

Sucesso global

“Les Misérables” começou na França e rapidamente se espalhou para a Inglaterra. Não demorou para que o espetáculo ganhasse versões em diversos países ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Nova Zelândia, Islândia, México, República Dominicana, China, entre outros. No Brasil, a versão nacional estreou em 2001 no Teatro Abril, em São Paulo.

Premiado

“Les Misérables” foi agraciado com diversos prêmios importantes do teatro, incluindo dois Laurence Olivier de show mais popular, oito Prêmios Tony (incluindo Melhor Musical) e cinco Drama Desk Awards. Em 2014, o espetáculo foi revivido na Broadway, rendendo três indicações ao Tony Awards.

Menção honrosa: Lés Miserables nos cinemas

Cena de Les Misérables. Foto: Reprodução/Universal Studios.
Cena de Les Misérables. Foto: Reprodução/Universal Studios.

Em 2012, “Lés Miserables” ganhou uma adaptação para as telonas sob a direção de Tom Hooper, que também dirigiu “O Discurso do Rei” (2010) e “A Garota Dinamarquesa” (2015). A produção foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 440 milhões globalmente. Além disso, rendeu diversos prêmios, incluindo três Oscars: Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som e Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway.

Você pode assistir o filme através da compra e aluguel no Prime Video e Apple TV.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO