Search
Close this search box.

Notícias > Apocalypse Now | Seis fatos interessantes sobre o clássico de Francis Ford Coppola

Apocalypse Now | Seis fatos interessantes sobre o clássico de Francis Ford Coppola

Seis fatos sobre Apocalypse Now. Foto: United Artists.

O cineasta norte-americano Francis Ford Coppola marcou o mundo do cinema com seus clássicos icônicos, incluindo “Apocalypse Now”, lançado em 1979. Em uma época que os filmes careciam de recursos disponíveis hoje, a produção trouxe técnicas inovadoras que somente Coppola poderia realizar. Assim como diversos trabalhos do cineasta, o filme passou por muitos desafios até alcançar o resultado final e ser eleito um dos melhores filmes de todos os tempos.

“Apocalypse Now” acompanha o Capitão Willard (Martin Sheen), que durante a Guerra do Vietnã recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos. Este ano, o filme completa 45 anos de lançamento e, em razão disso, selecionamos seis fatos interessantes sobre o longa. Confira:

George Lucas como diretor do filme

Cineasta George Lucas. Foto: Reprodução.
Cineasta George Lucas. Foto: Reprodução.

Inicialmente, Francis Ford Coppola não iria comandar a produção, exercendo apenas a função de roteirista e produtor. O plano era que George Lucas, criador da franquia “Star Wars”, dirigisse o projeto. No entanto, Lucas estava ocupado na época, e Coppola acabou assumindo a direção.

Martin Sheen não foi a primeira opção para interpretar Willard

Martin Sheen em Apocalypse Now. Foto: United Artist.
Martin Sheen em Apocalypse Now. Foto: United Artist.

Na trama, o ator Martin Sheen interpreta o capitão Benjamin Willard. Contudo, ele não foi a primeira opção para o papel. Acontece que Coppola ofereceu o papel inicialmente a Harvey Keitel (Pulp Fiction), porém o cineasta demitiu o ator seis semanas após o início da produção. O motivo foi que Coppola achou que a performance de Keitel não era tão introspectiva quanto ele precisava para o personagem. Daí, ele chamou Martin Sheen que já havia feito testes para os seus filmes anteriores.

Impacto nas Filipinas

Filmagens de Apocalypse Now. Foto: Reprodução.
Filmagens de Apocalypse Now. Foto: Reprodução.

Apesar de o filme se passar durante a Guerra do Vietnã, as filmagens ocorreram nas Filipinas. Lá, o surfe não era amplamente praticado. No entanto, os moradores observaram membros da equipe praticando o esporte e, quando as filmagens terminaram, algumas pranchas foram deixadas na ilha. Isso incentivou alguns filipinos a aprender a modalidade esportiva, criando uma comunidade de surfe e negócios relacionados, demonstrando um impacto significativo do filme no país.

Laurence Fishburne mentiu sobre a sua idade

Laurence Fishburne em "Apocalypse Now". Foto: United Artists.
Laurence Fishburne em “Apocalypse Now”. Foto: United Artists.

“Apocalypse Now” marcou o terceiro trabalho na carreira de Laurence Fishburne, que interpreta o soldado Tyrone Miller. Entretanto, ele foi ousado a participar da produção, correndo todos os riscos. Na época, o ator tinha apenas 14 anos de idade e mentiu durante os testes de elenco. Apesar disso, sua participação no longa foi bem elogiada e contribuiu para o sucesso em sua carreira.

Francis Ford Coppola investiu na produção

Francis Ford Coppola dirigindo "Apocalypse Now". Foto: Reprodução.
Francis Ford Coppola dirigindo “Apocalypse Now”. Foto: Reprodução.

Coppola investiu cerca de US$ 30 milhões do seu próprio bolso para garantir que o filme tivesse o orçamento necessário e fosse produzido conforme a sua visão. Ao mesmo tempo em que as filmagens avançavam, surgiram problemas orçamentários, causando atrasos na produção. Coppola sofreu convulsões durante as filmagens, teve um colapso nervoso e chegou a ameaçar tirar a própria vida pelo menos três vezes.

Confusões no cronograma

Cena de Apocalypse Now. Foto: United Artists.
Cena de Apocalypse Now. Foto: United Artists.

Coppola planejava que as filmagens durassem cerca de cinco meses, mas a passagem do Tufão Olga em 1970 arruinou quase todo o set, forçando uma pausa nas filmagens por semanas. Após isso, Coppola decidiu continuar filmando no país. A fotografia principal não foi concluída até 1977 e a pós-produção do filme durou dois anos, com o lançamento ocorrendo em 1979.

“Apocalypse Now” está disponível nas plataformas Prime Video e Telecine Play.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO