A Universal Studios lançou recentemente o filme “Twisters”, sequência do filme de 1996. A produção chegou aos cinemas dos Estados Unidos nesta semana, com projeções apontando para uma abertura de US$ 72 milhões no país.
A trama acompanha Kate Cooper (Daisy Edgar-Jones), uma ex-caçadora de tempestades assombrada por um encontro devastador com um tornado durante os seus anos de faculdade, que agora estuda padrões de tempestades nas telas de segurança em Nova Iorque. Ela é atraída de volta às planícies por seu amigo, Javi (Anthony Ramos), para testar um sistema revolucionário de rastreamento. Lá, ela cruza seu caminho com Tyler Owens (Glen Powell), o carismático e imprudente ícone das redes sociais que se diverte postando suas aventuras de caça à tempestades com sua equipe barulhenta, quanto mais perigoso melhor. No entanto, eventos nunca vistos são desencadeados.
“Twisters” conquistou a aclamação da crítica, obtendo 78% de aprovação no Rotten Tomatoes. Por parte do público, a pontuação é de 92% baseada em mais de mil avaliações. Agora, vamos explorar cinco curiosidades interessantes sobre o filme:
“Twisters” não é uma continuação do filme de 1996
Apesar do nome, “Twisters” não é uma continuação direta do filme de 1996. A produção apresenta uma história inteiramente nova e atualizada para os métodos e técnicas de caça a tornados atuais, sem a aparição de personagens do filme original.
Mas há referências do filme original
A produção traz algumas referências do filme de 1996. Uma delas é quando Kate diz a fala: “I’m not back!” (Eu não estou de volta!), uma fala dita por Bill (personagem de Bill Paxton), que repete a frase por muitas vezes no filme original. Além disso, Kate utiliza o mesmo figurino de Jo Harding, personagem de Helen Hunt no filme de 96.
Mudança no local de filmagens
Inicialmente, o filme seria rodado em Los Angeles, Califórnia, antes de o diretor Lee Isaac Chung decidir filmá-lo em Oklahoma. “Twister” (1996) passou por uma situação semelhante, onde o diretor Jan de Bont exigiu que o filme fosse filmado em Oklahoma e ameaçou deixar a produção se o seu pedido não fosse atendido.
Atraso nas filmagens
Após atrasos causados pela pandemia da COVID-19, as filmagens foram interrompidas em julho do ano passado por conta da greve dos roteiristas e não puderam ser retomadas até dezembro. Poucos meses antes da estreia, a equipe de pós-produção trabalharam dia e noite até duas semanas antes da estreia para recompensar o tempo perdido.
Mudança de diretor
O diretor Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) foi escalado para dirigir o filme quando o período de lançamento estava definido para 2022, mas saiu assim que o projeto sofreu adiamento. Dan Trachtenberg (Black Mirror), Travis Knight (Bumblebee) e o casal de diretores Jimmy Chin e Elizabeth Vasarhelyi estavam em negociações para dirigir, até que Lee Isaac Chung (Minari) aceitou a oferta.
Por fim, “Twisters” está em exibição nos cinemas brasileiros. Assista ao trailer abaixo:
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!