O terror é um gênero presente na literatura, música e principalmente no mundo cinematográfico. Desde os primórdios do cinema, ele carrega uma reputação de causar medo e aterrorizar, gerando emoções extremas que vão desde gritos até batimentos cardíacos acelerados. Impactados dessa forma, os espectadores dos filmes de terror muitas vezes optaram por abandonar as salas de cinema antes do fim da trama.
Muitas produções do gênero continuam a provocar essas reações até hoje. Por isso, selecionei cinco filmes de terror que fizeram as pessoas saírem das salas de cinema. Atenção: se você for extremamente sensível a estes filmes, recomendo que deixe esta página imediatamente. Já os amantes do terror podem pegar a pipoca e conferir a lista!
A Bruxa de Blair (1999)
“A Bruxa de Blair”, lançado em 1999, revolucionou no mundo do terror pelo uso inovador da técnica de found footage, filmado por uma simples câmera de celular. O filme contou com uma campanha de marketing impecável, que fez com que os espectadores especulassem que as imagens do acampamento se tratassem de uma realidade. Devido às cenas intensas, muitas pessoas abandonaram as sessões do filme dirigido por Eduardo Sánchez e Daniel Myrick. Desde então, vários filmes utilizaram a técnica citada, porém não fizeram tanto sucesso quanto “A Bruxa de Blair”.
Onde assistir: Prime Video.
Invocação do Mal 2 (2016)
A franquia “Invocação do Mal” é um grande sucesso do terror contemporâneo, inspirado nos casos do casal de demonólogos Ed e Lorraine Warren. O segundo filme da série, lançado em 2016, baseado no poltergeist de Enfield, foi especialmente assustador e levou muitos espectadores a abandonarem as salas de cinema. Houve até um incidente fatal na Índia, onde um homem de 65 anos morreu durante uma sessão do filme, supostamente devido ao susto. Ele foi socorrido, mas chegou ao hospital já sem vida, embora não se saiba se o risco de infarto era pre-existente.
Onde assistir: Max.
Laranja Mecânica (1971)
Stanley Kubrick é uma lenda do cinema e marcou o mundo do terror com “O Iluminado” (1980). No entanto, Kubrick dirigiu um outro sucesso do gênero: “Laranja Mecânica” (1971). O filme ficou marcado por muitas controvérsias e gerou reações intensas entre os espectadores na época de seu lançamento. A produção chocou muitos com suas cenas violentas, incluindo uma perturbadora agressão sexual. Curiosamente, o filme foi censurado no Brasil durante o regime militar por apresentar conteúdos bastante violentos.
Onde assistir: Max.
Psicose (1960)
Outro marco do gênero terror é “Psicose”, lançado em 1960. Dirigido por Alfred Hitchcock, o filme é considerado um dos melhores de todos os tempos e serve de inspiração para muitos filmes de terror nos dias de hoje. No entanto, a produção obteve reações inesperadas por parte do público, que acabaram abandonando as sessões do filme na época de seu lançamento. Além disso, a cena clássica onde a personagem de Janet Leigh é assassinada no chuveiro fez com que muitas pessoas ficassem com medo de tomar banho e terem o mesmo destino que ela. Inclusive você pode conferir seis curiosidades interessantes sobre o filme que publicamos em nosso blog.
Onde assistir: Telecine.
O Exorcista (1973)
Encerrando nossa lista, não poderíamos deixar de mencionar o clássico “O Exorcista”, lançado em 1973. O diretor William Friedkin adotou um realismo que chocou muitos espectadores, resultando em reações como desmaios, vômitos e o abandono das sessões.
Onde assistir: Max.
E você, gostou da nossa lista? Houve algum filme de terror que causou reação estranha em você, fazendo com que abandonasse o filme ou até desligasse a TV? Escreva nos comentários!
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!