A atriz britânica Mia Goth – também neta da atriz brasileira Maria Gladys – prepara seu retorno às telonas com “Maxxxine”, filme que encerra a trilogia “X”, lançada em 2022. A trilogia dirigida por Ti West lançou Goth ao estrelato global e rendeu a própria um dos monólogos mais intensos do terror contemporâneo.
“Howard…Eu odeio o tanto por ter me deixado aqui que às vezes desejo que você morra” É assim que Goth, interpretando Pearl, começa o intenso monólogo que, sem dúvidas, é uma das melhores cenas do longa. Curiosamente, a cena foi gravada no último dia de filmagens, o que ajudou bastante a atriz entregar tudo aquilo que a personagem guardava. São sete minutos, mas sete minutos tão bem usados de uma forma surpreendente. Eu, por exemplo, senti meus olhos saltarem de tanto eu estar apaixonado pela performance de Goth; foi simplesmente a cereja do bolo para a produção.
Em entrevista à EW, Goth e West revelaram detalhes sobre a gravação da cena em questão. “A ideia do monólogo veio simplesmente de tentar pensar em como seria um clímax satisfatório para o filme, e nós basicamente somos um filme de baixo orçamento e estávamos com pouco tempo”, disse o diretor. ” Lembro-me de pensar: ‘Talvez seja interessante se fizermos essa cena de sete minutos, em um único plano sequência, focando apenas nela, desabafando tudo pelo que está passando. E dou todo o crédito para Mia, ela arrasou em tudo”, completou.
“Fiquei aterrorizada para filmar isso”, disse Goth. “Não tenho nenhum treinamento formal, realmente não tive ferramentas para lidar com algo assim. Gravamos no último dia, e Ti fez isso de propósito, e crédito a ele também, pois toda a turbulência emocional que Pearl tinha passado, e a intensidade daquela filmagem, acho que realmente influenciaram o monólogo. Todas as noites eu passava as falas, e quando chegamos no dia, não estava pensando nas falas. Fizemos em uma única tomada, e assim que terminamos, correu tudo bem e então nos divertimos com isso”, acrescentou.
“Pearl” rendeu grandes frutos a Mia Goth
Antes de estrelar as obras de Ti West, Mia Goth já trilhava os caminhos da indústria cinematográfica, tendo feito trabalhos de cineastas renomados como Lars Von Trier e Luca Guadagnino. “Pearl” impulsionou a carreira da atriz, que agora vem sendo requisitada para outros grandes projetos, incluindo uma produção da Marvel.
Goth não só atuou como também trabalhou como roteirista e produtora executiva de “Pearl”. Para ela, a produção foi como um presente. “Recebi uma mensagem de Ti dizendo algo como ‘quero fazer um segundo filme com você'”, relembrou. “Fiquei imediatamente interessada, mas não sabia o que envolvia. Logo, ele foi explicando com mais detalhes e tudo se tornou em uma bola de neve.”
Todo o esforço de Mia Goth lhe rendeu recompensas. O mundo dos cinéfilos ficou em alvoroço, com diversas cenas do longa tornando-se virais na internet. O filme deu à atriz o título de “Scream Queen (rainha do grito) da geração. Além disso, Goth foi indicada ao Film Independent Spirit Awards (o Oscar dos filmes independentes) na categoria Melhor Performance de Protagonista, concorrendo com grandes nomes como Cate Blanchett e Michelle Yeoh.
Não há palavras para definir o espetáculo que Mia Goth faz em “Pearl”. Posso assisti-la mil vezes, e em todas essas mil vezes, estarei sentindo como se visse pela primeira. Enfim, pare tudo o que está fazendo agora e aprecie o grande este grande monólogo de Goth:
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!