O ano era 2002 e o cinema brasileiro ganhou olhares de todo o mundo com o lançamento de “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meirelles. A produção entregou diversos personagens icônicos do nosso cinema, incluindo o Zé Pequeno, interpretado por Douglas Silva.
Silva começou a jornada na atuação aos 8 anos, participando de um projeto social que oferecia cursos de teatro para as crianças no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Ele viu o seu trabalho como forma de ajudar sua mãe e, graças a esse projeto, ele entrou para um dos filmes mais memoráveis do país.
Durante a sua participação no reality show Big Brother Brasil em 2019, o ator revelou como conseguiu o papel no filme. Ele contou que soube dos testes de elenco através da professora que ensinava no projeto social. “Eu fiquei um ano fazendo esse curso e a professora Marcela Moura falou: ‘Não posso deixar esse moleque aqui, tem que ver alguma parada. Quando surgiu a procura de atores para os testes de Cidade de Deus, eles foram em vários projetos assim. Só que eles queriam atores que não fossem já famosos”, contou.
Assim que soube dos testes, Douglas ficou empolgado. Por pouco, quase que o ator não faria a audição, isso porque a equipe do filme não pôde ir à escola onde ele estudava. Sendo assim, o teste foi realizado em outro local.
“Aí, a Marcela [professora de teatro] falou para a turma: ‘Vou deixar o [novo] endereço, houve um imprevisto’. No final, ela falou: ‘Douglas, não deixe de ir’. Aquilo ficou na minha cabeça. Cheguei em casa contando isso para a minha mãe. Falei: ‘Mãe, a gente tem que ir lá porque eu tenho que fazer o teste para um filme. Ela: ‘Como assim?'”, continuou.
“Minha mãe falou: ‘Não vai dar’. Eu falei: ‘Pô, tem que ir, então eu vou sozinho. Porque eu já andava de ônibus sozinho. Aí ela: ‘Não vou deixar você ir sozinho’. Minha mãe foi lá comigo. […] Passei no teste. Não passei direto para pegar o personagem, mas para participar da oficina de Cidade de Deus. Eram 2300 ou 2600 pessoas fazendo o teste”, disse.
Após fazer a oficina, Douglas Silva conseguiu o papel de Zé Pequeno. Anos depois, o ator interpretou Acerola na série “Cidade dos Homens”, produzida pela Rede Globo. A sua performance na produção rendeu uma indicação ao Emmy Internacional, sendo o primeiro ator brasileiro a ser indicado para o prêmio.
“Cidade de Deus” mudou bastante a vida de Douglas Silva
“Cidade de Deus” estreou no Festival de Cannes em 2002, recebendo muitos elogios da crítica. Em agosto daquele ano, o longa chegou às telonas do Brasil, tornando-se um dos maiores sucessos da época. Na terceira semana em cartaz, a produção chegou a marca de um milhão de espectadores, bem impressionante no período.
O filme de Meirelles mudou a vida de muitos do elenco, especialmente a de Douglas. Em entrevista à Marie Claire Brasil, celebrando os 20 anos do filme, o ator conta que a produção foi um ponto de virada em sua carreira.
“Mudou a minha vida. Fico feliz em fazer parte de um filme que é sucesso. É um clássico do cinema brasileiro e ainda representa o Brasil no exterior. Sou muito grato a Deus por fazer parte desse time e por ter feito essa obra. Aprendi muita coisa ali. Ele é muito marcante, é o início da minha carreira”, declarou Douglas.
Por fim, você pode assistir “Cidade de Deus” disponível na Netflix.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!